Entre as linguagens de alto nível, os principais representantes são os seguintes:
As linguagens de programação funcionam como um meio termo entre o que o computador entende e o que é mais fácil para o ser humano escrever. ... Quanto mais nova a linguagem, como é o caso de Java, mais alto nível ela é, ou seja, mais fácil de escrever os programas devido às instruções simplificadas.
Para que isso seja possível, as linguagens de alto nível abstraem conceitos voltados para a máquina e sintetizam comandos. Por exemplo: “print” e “delete” são instruções comuns nessas linguagens que, como os termos sugerem, servem para mostrar uma informação na tela ou deletar algum dado, respectivamente.
As linguagens de baixo nível tem instruções diretas ao processador, sendo assim mais próximas da linguagem da máquina 💻. Em linguagens de alto nível identificamos características de abstrações que facilitam a "tradução" das instruções para a máquina, como por exemplo um simples print('Hello World!')
Antes de entrar nesse tema, é necessário entender o que é uma linguagem de programação. A gente ouve por aí: Java, SQL, C, C++, Assembly, Basic e muitas outras palavras relacionadas às linguagens de programação.
As linguagens de baixo nível continuam sendo importantes para a Segurança da Informação. As linguagens de programação evoluíram muito ao longo dos anos, hoje existem centenas de linguagens diferentes, por exemplo: C♯, VB.NET, Java, Object Pascal, Objective-C, PHP, Python, SuperCollider e Assembly.
Existem várias linguagens de programação; de acordo com o Índice Tiobe, as 20 mais populares são:
Linguagens como C e C++ são compiladas estaticamente, e seus códigos fontes são transformados diretamente em linguagem de máquina. ... Enquanto Java, C# e Python, mesmo com as técnicas de JIT e AOT, são linguagens interpretadas, afinal, esta é uma definição da arquitetura da linguagem de programação.
O arquivo que contém as instruções escritas em uma linguagem de alto nível é chamado de arquivo de código fonte. Essa linguagem é chamada simplesmente de linguagem de programação, ou mais simplesmente ainda de linguagem.
Um exemplo de linguagem de alto nível é a linguagem SDL (Specification Design Language). Já numa linguagem de baixo nível, o programador vai sofrer, pois a linguagem é muito mais voltada ao dispositivo ( processador, microcontrolador, etc.). Normalmente envolve números e letras que nada mais são que instruções diretas ao dispositivo.
Para resolver esse problema, especialistas em computação formaram um comitê em 1959 chamado Committee on Data System Languages, com o objetivo de desenvolver uma linguagem de programação que poderia ser usada em diferentes computadores. O resultado foi a Common Business-Oriented Language ou COBOL.
O Wikipedia por sua vez afirma algo de forma clara e que as citações acima somente levam a crer que ele está coberto de razão, ao descrever o significado relativo do nível das linguagens de programação : The terms high-level and low-level are inherently relative.
Cada linguagem de programação foi criada com algum objetivo, como por exemplo, facilidade de escrita, facilidade de manutenção, melhora da performance do dispositivo, etc.
De quem eu sou filho Percy Jackson?
Por que a segunda geração romântica é conhecida como Ultrarromantismo?
Como saber o radical de uma palavra?
Como ficou conhecida a primeira fase da Revolução Inglesa Brainly?
Quem ganhou a Dança dos Famosos de hoje?
Como saber o processador do meu Samsung?
Como será o ano letivo de 2021 na Bahia?
Como saber qual é meu plano Oi Fixo?
Como ficar offline no Xbox PC?
Vai ter prorrogação do empréstimo consignado?
Qual exame detecta a lombalgia?
Qual é a resposta que Kant dá para resolver o problema existente entre o empirismo e o racionalismo?
Qual é o cristal de cada signo?
Quais eram as condições políticas durante o Segundo Reinado?