Quais são as hipóteses de recusa do aceite na duplicata?

Pergunta de Miguel Santos em 23-09-2022
(66 votos)


Quais são as hipóteses de recusa do aceite na duplicata?

Recusa do aceite na duplicata mercantil: I - avaria ou não recebimento das mercadorias, quando não expedidas ou não entregues por sua conta e risco; II - vícios, defeitos e diferenças na qualidade ou na quantidade das mercadorias, devidamente comprovados; III - divergência nos prazos ou nos preços ajustados.

Como se dá o aceite e sua recusa na duplicata eletrônica?

O aceite da duplicata é obrigatório, ou seja, mesmo que o comprador não assine a duplicata aceitando esta de maneira expressa, ele assumirá a obrigação determinada no título. No entanto, o aceite poderá ser recusado, apresentando sua justificativa amparada no artigo 8º da Lei das duplicatas: Art.

Qual é o documento comprobatório que é essencial para a extração da duplicata?

Desta forma, nas compras e vendas que tenham prazo inferior a 30 dias e na prestação de serviços, a emissão da fatura é facultativa, ou seja, o credor emite a fatura se quiser. No entanto, para a extração da duplicata é essencial a emissão da fatura.



São hipóteses legais de recusa do aceite?

a) Avaria ou não - recebimento de mercadorias, quando não-expedidas ou não-entregues por conta e risco do comprador; b) Vícios na qualidade ou quantidade das mercadorias; ... Em qualquer uma destas três hipóteses, e somente nestas, poderá o comprador recusar o aceite e, portanto, não assumir obrigação cambial.

O que é uma duplicata não aceita?

A duplicata é um título de crédito que sempre corresponde a uma compra e venda mercantil ou a uma prestação de serviço. A duplicata sem aceite é a que não tem a assinatura do devedor.

O que é aceite em duplicata mercantil?

Em relação ao aceite, a duplicata deve ser remetida pelo vendedor ao comprador, num certo prazo da lei (art. ... A duplicata mercantil é um titulo de aceite obrigatório, ou seja, independe da vontade do sacado (comprador). Sua recusa só é admissível nos casos previstos pelo art.



Quais são os requisitos de uma duplicata?

A duplicata necessariamente conterá: (I) a denominação "duplicata", a data de sua emissão e o número de ordem; (ii) o número da fatura; (iii) a data certa do vencimento ou a declaração de ser a duplicata à vista; (iv) o nome e domicílio do vendedor e do comprador; (v) a importância a pagar, em algarismos e por extenso; ...

Quem fica com a duplicata?

A duplicata deve ser apresentada para o devedor em, no máximo, 30 dias de sua emissão. O devedor, por sua vez, tem prazo de 10 dias para devolvê-la, declarando se aceita ou recusa. Depois disso, a duplicata fica em posse de quem entregou o bem, como uma promessa de que o devedor pagará a dívida contraída.

Qual a obrigatoriedade do aceite da duplicata?

Ora, não ocorrendo nenhuma das hipóteses acima, o comprador é compelido a aceitar a duplicata sob pena de sofrer o protesto da cártula por falta de aceite. Em face da obrigatoriedade, o aceite da duplicata é classificado em 03 modalidades distintas, segue-se: a) Ordinário: é resultante da assinatura chancelada na cártula.



Qual a importância do aceite na duplicata de prestação de serviços?

2) Recusa do Aceite na Duplicata de Prestação de Serviços: Refere-se à não correspondência com os serviços efetivamente contratados ou com vícios ou defeitos na qualidade dos serviços prestados.

Qual o prazo para devolver a duplicata?

III – divergência nos prazos ou nos preços ajustados. Dessa maneira, a duplicata sendo apresentada ao comprador/sacado, ele terá 10 (dez) dias para devolver a duplicata com aceite ou recusa-la, fundamentando sua recusa no artigo acima citado. O aceite da duplicata poderá ser expresso ou presumido.

Por que a duplicata é indispensável?

Assinatura do comprador/sacado/devedor. Esses elementos são indispensáveis, porque a duplicata é um título de modelo vinculado, isso quer dizer que só poderá ser emitida obedecendo todos os padrões de emissão determinados pelo Conselho Monetário Nacional.



Outras questões

Qual é a responsabilidade das empresas pelos tributos devidos antes da incorporação?

Como saber se o sal é forte ou fraco?

O que é colete OTLS?

Pode jogar fezes de cachorro no lixo?

Quando a pessoa está mentindo?

O que fazer para puxar assunto com alguém?

Qual é o item mais raro do FF?

Como diferenciar vinho seco e suave?

Qual palavra rima com mais?

O que é faixa salarial?

O que é o que é moral?

Quais são os alimentos industrializados?

Como se escreve 72 em números ordinais?

Quem pode usar creatina?

O que é doença de transmissão vertical?

O que reconhecer firma?

Qual o sinônimo de elementos?

O que o tratado de tordesilhas?

O que é ser uma amante?

Onde é o cofre mais seguro do mundo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com