Via das pentoses também denominada de desvio da hexose-monofosfato é uma importante via anaeróbica alternativa da utilização da glicose. Esta via não é produtora de ATP, mas sim de NADPH. Esta via é reguladora da glicemia.
Para que o processo ocorra, é necessário que a molécula de glicose seja inicialmente ativada pela adição de fosfatos, os quais são provenientes de duas moléculas de ATP. Apesar do uso de ATP, o processo de glicólise é vantajoso, uma vez que é produzido um total de quatro moléculas de ATP ao final das reações.
Rota das pentoses
A regulação desta via se dá principalmente pela enzima marca-passo da rota, que é a glicose-6P desidrogenase que é controlada de acordo com a proporção nas concentrações de NADPH e NADP+ ([NADPH]/[NADP+]), ou seja, caso a concentração do produto da reação (NADP+) em relação ao substrato (NADOH), aumente, a enzima é ...
REAÇOES DA FASE OXIDATIVA A via das pentoses fosfato inicia com a oxidação da glicose 6-fosfato pela glicose 6-P desidrogenase (G6PD) formando 6-fosfoglicono-lactona (éster intra-molecular) e NADPH. O equilíbrio desta reação está deslocado para o sentido de produção da coenzima reduzida.
O NADPH é uma destas moléculas com grande poder redutor, necessário não só em diversas vias bioquímicas, mas também atuando como uma importante molécula compensatórias de radicais livres gerados em certos processos metabólicos. O NADPH é um dos produtos finais da via das pentoses fosfato.
A via glicolítica tem um papel duplo, que é a degradação da glicose para gerar ATP e o fornecimento de substratos para reações de síntese de algumas substâncias. A velocidade de conversão de glicose à piruvato é regulada para atender essas duas principais necessidade.
Com isso, ainda vale observar que o extrato de oliveira deve ser evitado por quem toma medicamentos anticoagulantes ou para controle da pressão arterial, bem como para diabéticos. Ademais, o consumo sem orientação pode desenvolver reações alérgicas respiratórias. Fontes: Health Line, Medical News Today, Globo Esporte.
Devido as suas propriedades antiviral e antibacterianas do extrato da folha de oliveira, o seu corpo será mais capaz de lutar contra vários tipos de doenças, quando estiver usando este extrato em uma base regular.
Alguns dos antioxidantes encontrados no extrato de folha de oliveira apresentam poderosas propriedades anti-cancerígenas. Isto significa que o corpo conseguirá mais facilmente detetar e neutralizar radicais livres antes dos mesmos terem a oportunidade de causar mutações celulares e originar o desenvolvimento de tumores.
Além de possuir ação termogênica e lipolítica ele evita a formação de novos estoques na cintura devido a alta concentração de CLA (ácido linoléico conjugado) em suas folhas. O Extrato de Oliveira melhora, também, o aspecto da pele e previne contra o envelhecimento.