Fruta : Laranja lima, figo, ameixa, melancia, uva escura, melão, limão, fruta do conde, coco seco, banana da terra, abacaxi, jaca. Função : Criação e transformação.
Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia. Uma boa dica para as pessoas que passam por pertubação mental é fazer essa comida.
Em hipótese nenhuma ofereça à yabá carneiros, peixe de pele, siri, carambola e roupas pretas, pois estas são as quizilas de Nanã.
O percussionista Naná Vasconcelos, de 71 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (9), no Recife. Ele tinha câncer de pulmão e estava internado há dez dias. De acordo com a assessoria do Hospital Unimed III, o músico teve uma parada respiratória e passou por um procedimento, mas não resistiu e faleceu às 7h39.
Sábado – cores das velas dos Orixás
Orixás : Oxum, Iemanjá e Nanã ( as Iabás/ Iyabás). Cores: Amarelo, Azul claro e Lilás ou Roxo.
32 curiosidades que você vai gostar
Flores : Crisântemo branco e lilás,campânula ,hibisco, violetas, flores do campo de cor lilás, lírio, orquídea, narciso, begônias.
Uma das mortes que mais me abalou foi a do Ren (de Nana), mesmo depois de ter terminado de ler o mangá, quando eu estava sozinha, eu caia no choro como se fosse uma pessoa de verdade da minha vida que havia falecido.
No Brasil, Mãe Nanã é sempre lembrada como a “orixá Vovó”; realmente ela representa o arquétipo ancião, sendo representada como uma senhora idosa, que quando se manifesta em seus iniciados, possui um andar lento, curvado pra frente.
Ainda como divindade da criação, Nanã está associada à ideia de maternidade e dan- ça, embalando em seus bra- ços uma criança, representada pelo ibirí (espécie de cetro com a ponta curva, confeccionado com palha da costa e búzios) que ela segura na mão direita.
Contrariada com essa precedência dada a Ogum, NANÃ disse que não precisava de Ogum para nada, pois se julgava mais importante do que ele. -Quero ver como vais comer, sem faca para matar os animais, disse Ogum.
Utilizado nos rituais do olubajé e opanijé, tem finalidade de afastar os espíritos (eguns) para o seu espaço sagrado, e eliminar as energias negativa da comunidade, proporcionando a longevidade.
As filhas e filhos de Nanã são pessoas dignas e têm bom coração, por isso, nunca desejam mal ao outros. Além disso, são gentis e galantes, como se viessem do século passado. Consideradas sábias e pacientes, os filhos de Nanã são vistos como “almas velhas”, pois fazem tudo com muita calma e consciência.
Suas oferendas são batata doce, jabuticaba, ameixa e vinho licoroso rosé. O dia da semana é sábado ou segunda (varia em alguns templos) e sua saudação “Salubá Nanã“.
Deve ser usada para atrair bons fluidos. NÀNÁ - NANÃ: Narciso, ajuda na espiritualidade. Deve ser usada buscando-se sabedoria e concentração. YEMOJÁ - YEMANJÁ: Jasmim, proporciona bem estar pessoal.
À minha mãe Nanã, eu peço a benção e proteção para todos os passos de minha vida. À minha mãe Nanã, eu peço que abençoe o meu coração, minha cabeça, meu espírito e corpo. Que aos poderes dados somente à Senhora das Senhoras, sejam caridosos e benevolentes, e me escondam de meus inimigos ocultos e poderosos.
Os filhos de Nanã costumam sofrer de cansaço nos pés e pernas e de problemas estomacais/intestinais. Apesar de serem pessoas aparentemente calma, a sua cabeça não para de pensar, está sempre cercado de suas preocupações e das preocupações dos outros (uma consequência da forte responsabilidade que têm).
Nanã Buruku – A Nanã recebe suas oferendas no sábado.
Sua saudação é: Sálù ba Nàná Bùrukú! Sálù ba Nàná! Tradução: Refugiaremos-nos com Nanã da morte ruim! Salve a mãe das águas pantaneiras!
Nana possui um anime e dois filmes live-action, com músicas originais inspiradas nas bandas da história. Infelizmente, a história foi interrompida no volume 21 do mangá, quando Ai Yazawa adoeceu e parou de trabalhar.
A adaptação em anime de Nana foi feita pelo estúdio Madhouse e dirigida por Morio Asaka. Composta por 47 episódios, foi ao ar no Japão entre 5 de abril de 2006 e 27 de março de 2007.
Como os fãs sabem, o mangá entrou em hiatus depois que a autora foi hospitalizada com uma séria doença (que muitos acreditam ser depressão) em 2009, e desde então não tivemos notícias concretas se ela continuaria ou não com Nana.
Ervas do Orixá Nanã:
Alfavaca roxa, assa peixe, avenca, cana do brejo, Maria preta, manacá, capeba, cedrinho, cipreste, erva de passarinho, jarrinha, mutamba, quaresmeira, rama de leite.
Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá s (mães rainhas), Nanã.
Seus números para sorte: 3, 4 e 9. Nanã é o Orixá feminino mais velho. Rege o lodo e a lama.
Onde vai ser a prova da PRF 2021?
Quais são as causas da compactação do solo?
Como ativar o modo gamer do Redmi AirDots s?
Como são os símbolos egípcios?
Quantos km a mt-09 faz com um litro?
Quais os tipos de ações constitucionais?
Quais são os problemas da adolescência?
Qual a profissão que deseja exercer?
Quais os tipos de vidro que existe?
Qual a cor que combina com pink?
O que são os fungos e bactérias?
Quais são os animais vertebrados?
Qual foi a última guerra no Brasil?
Quais são os principais passos do break dance?