A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.
Especialistas que podem diagnosticar um caso de sífilis são: Infectologista; Clínico geral; Ginecologista; Urologista. Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico da sífilis e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações: Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
Normalmente a sífilis apresenta fases distintas com sintomas específicos (sífilis primária, secundária e terciária) que é intercalada por períodos latentes. Por isso, ela é conhecida por ser um mal silencioso e requer cuidados. Neste conteúdo vamos explicar os tipos e estágios da sífilis, como ela se manifesta, ...
Se teve relações sexuais vaginais, anais ou orais com alguém infectado, você corre risco de contrair sífilis. Entretanto, é necessário entrar em contato direto com a lesão infectada. A sífilis não pode ser transmitida através do contato com talheres, vasos sanitários, maçanetas, banheiras ou piscinas.
Caso o resultado dê positivo, você provavelmente tem sífilis. O médico ou médica poderá pedir exames mais específicos para confirmar o diagnóstico. No entanto, o exame também pode ser um falso positivo se a pessoa tiver: Lúpus sistêmico eritematoso. Além disso, os anticorpos permanecem no seu corpo mesmo após a sífilis ser tratada.