Formas de intoxicação: Contato direto: no preparo, aplicação ou qualquer tipo de manuseio com o produto. Contato indireto: contaminação de água e alimentos ingeridos. Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão.
Quando o toxico for inalado ou aspirado: - Remoção do paciente (trabalhador) do local contaminado. - Ventilar o paciente (trabalhador). escovas ásperas; - Lavagem dos olhos: água ou solução fisiológica – 15 min.
INTOXICAÇÃO AGUDA: É a intoxicação decorrente de um único contato (dose única) ou múltiplos contatos (doses repetidas) com um agrotóxico (ou mistura de agrotóxicos) em um período de 24 horas.
Sinais e sintomas que podem indicar intoxicação
Os organofosforados são responsáveis por grande parte das intoxicações por agrotóxicos no mundo, sendo o quadro clínico indistinguível da intoxicação por carbamatos – outro grupo de agrotóxicos freqüentemente envolvidos nos casos de intoxicação (3).
O tratamento das intoxicações por organofosforados baseia-se principalmente no uso da atropina, antídoto sintomático e, com menor freqüência, das oximas, antídotos específicos que reativam as colinesterases.
O ciclo da intoxicação alimentar pode durar de 2 dias a 2 semanas, tudo dependerá do organismo contaminado. No caso de crianças e idosos, o mal pode perdurar por mais tempo, justamente pelo sistema imunológico ser mais fraco ou debilitado.
As características clínicas das intoxicações por agrotóxicos dependem, além dos aspectos supra citados, do fato de ter ocorrido contato/exposição a um único tipo de produto ou a vários deles.
Em 82% dos casos, a intoxicação foi do tipo aguda, quando há apenas um evento de exposição do indivíduo à substância tóxica em 24 horas. O diagnóstico da intoxicação foi feito por meio de avaliação clínica em 61% dos casos notificados.
Nas intoxicações agudas decorrentes do contato/exposição a apenas um produto, os sinais e sintomas clínico-laboratoriais são bem conhecidos, o diagnóstico é claro e o tratamento definido. Em relação às intoxicações crônicas, o mesmo não pode ser dito.
Porém, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o uso exagerado causar impactos ambientes e riscos à saúde. Aliás, o uso dos agrotóxicos pode ser observado em diferentes lugares, como florestas e ambientes urbanos.