A reprodução ou replicação dos bacteriófagos, assim como os demais vírus, ocorre somente no interior de uma célula hospedeira. Existem basicamente dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico.
O DNA viral multiplica-se na célula hospedeira – no caso, a bactéria – provocando a síntese de proteínas virais e, consequentemente, a formação de novos fagos. Estes, após determinado tempo e com auxílio de enzimas específicas, rompem a parede bacteriana, podendo infectar outros indivíduos.
A reprodução ou replicação dos bacteriófagos, assim como os demais vírus, ocorre somente no interior de uma célula hospedeira. ... Uma das características desse ciclo reprodutivo é a injeção do material genético, DNA, no interior da célula hospedeira.
A reprodução dos vírus (vírions) ocorre necessariamente no interior de uma célula (hospedeiro), por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, requerendo a utilização da estrutura celular: material genético e organelas, para sua multiplicação e propagação.
Como se sabe, os vírus reproduzem-se apenas no interior de uma célula viva. Para isso, esses organismos são capazes de alterar o funcionamento da célula para que ela trabalhe a favor dele. Em razão dessa característica, são denominados de parasitas intracelulares obrigatórios.
Existem duas estratégias que o bacteriófago utiliza para se reproduzir dentro da bactéria hospedeira. São o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. No ciclo lítico, a bactéria é lisada ou rompida.
Ao encontrar a célula hospedeira, o bacteriófago liga-se a ela. O vírus injeta seu material genético no interior da bactéria e começa a utilizar suas estruturas a fim de duplicá-lo e produzir novos capsídeos. Utilizando a maquinaria da bactéria, o bacteriófago é capaz de produzir novos vírus.
O termo vem do grego e significa “ comedor de bactérias”. Assim como todos os outros vírus, os bacteriófagos não possuem células e são parasitas intracelulares obrigatórios, uma vez que não possuem metabolismo próprio e precisam da célula hospedeira para reproduzir-se.
Alguns fagos podem apenas se reproduzir pelo ciclo de vida lítico, no qual eles explodem e matam as células hospedeiras. Outros fagos podem alternar entre o ciclo de vida lítico e o lisogênico, no qual eles não matam a célula hospedeira (em vez disso, eles são copiados junto com o DNA do hospedeiro a cada divisão celular).
O que é Aquiles na mitologia grega?
Qual o valor do benefício por incapacidade?
Como um coordenador pedagógico deve agir?
Qual é a estrutura de um artigo de opinião?
Qual é a diferença entre o direito de ação e o direito de petição?
Como fazer o cadastro de nutricionista no PAT?
Tem como descobrir quem fez a compra no cartão de crédito?
Qual o nome da cirurgia para tirar barriga?
O que é primeira segunda e terceira conjugações?
Como ser sócio do Clube Candeias?
Quantas unidades tem o número 627?
Quanto de areia um gato gasta por mês?
Quanto custa uma vaca leiteira 2021?