“10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos ...
Objetivo e campo de aplicação da NR 10.Medidas de controle.Sobre a segurança em projetos.Segurança na construção, montagem, operação e manutenção.Segurança em instalações elétricas desenergizadas.Segurança em instalações elétricas energizadas.Trabalhos envolvendo Alta Tensão (AT)
A NR 10 é uma norma regulamentadora que trata dos requisitos para garantir a segurança de quem trabalha com instalações elétricas e outros serviços relacionados, de forma direta ou indireta, à eletricidade.
Do que se trata a NR-10? Esta norma regulamentadora trata-se de um conjunto de procedimentos e requisitos da área de segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade, que visa garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
As normas regulamentadoras (NRs) foram criadas para proteger os funcionários durante o expediente de trabalho e devem ser aplicadas por todas as empresas do Brasil. Neste contexto, é papel da medicina ocupacional orientar empregadores e empregados a fim de garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.
42 curiosidades que você vai gostar
A NR 10 tem o principal objetivo de definir boas práticas dos serviços que envolvem direta ou indiretamente o uso de eletricidade e de garantir a saúde, a segurança e a integridade física dos profissionais envolvidos nesses processos.
O que é a NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. A NR-10 é uma norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais. Esta norma tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.
A última atualização da NR 10 ocorreu com a publicação da Portaria nº 915, de 30 de julho de 2019, em que foram revogados os itens 10.13.1, 10.14.1 e 10.14.5.
Com isso, a NR-10 foi revisada pela Portaria SSMT n° 12, de 6 de junho de 1983. A principal alteração dessa primeira revisão diz respeito à inclusão da referência às normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, supletivamente, às normas internacionais vigentes.
Documentos recomendados a se constar no PIE:Instrução técnica: Planejamento da tarefa – base e no campo;APR (análise preliminar de risco);Aterramento temporário;Sinalização de canteiro de trabalho;Laudo Técnico – SPDA;Laudo de CA;Ficha descritiva de autorização para trabalhos na edificação;
A NR 10 se aplica às fases de:Geração.Transmissão,Distribuição.Consumo.
Primeiros passos da desenergizaçãoSeccionamento. ... Impedimento de reenergização. ... Constatação da ausência de tensão. ... Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ... Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.
Última atualização da NR10
A atual NR10 sofreu sua última atualização em 2004, onde teve uma mudança significativa em relação à norma de 1978 que tinha apenas 4 itens. Já a de 2004 passou a ter 14 itens e 99 subitens.
Seccionamento: é o ato de promover a descontinuidade elétrica total, obtida mediante o acionamento de dispositivo apropriado. Impedimento de reenergização: é o estabelecimento de condições que impedem a reenergização do circuito ou equipamento desenergizado.
NR10: Medidas de Proteção Individual
As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. Seguindo a NR10, é vedado o uso de peças pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades.
O Curso de Reciclagem NR 10 Básico é obrigatório para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com Baixa e/ou Média Tensão e tenha expirado o prazo de validade máximo de 2 (dois) anos do curso NR 10 Básico (40 horas). Os cursos de Reciclagem possuem conteúdos resumidos e carga horária de 20 horas.
O principal propósito da NR-10 na automação industrial é garantir a segurança dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com instalações elétricas. ... A indústria também deverá cumprir regras que incluem fornecer materiais de segurança e uniformes especiais para esses profissionais realizarem o seu trabalho.
Como mencionamos, o país já teve 37 Normas Regulamentadoras diferentes em vigor. Porém, duas delas foram revogadas. São elas: A NR 2 – Inspeção prévia e a NR 27 – Registro profissional do técnico de segurança do trabalho. Logo, atualmente, são 35 normas regulamentadoras atualizadas vigorando no território nacional.
As Normas Regulamentadoras podem ser definidas como o conjunto de disposições e procedimentos técnicos relacionados à segurança e saúde do trabalhador em determinada atividade ou função.
Cada norma cuida de um assunto pertinente a ela. Sendo assim, a NR10 é responsável pela segurança em instalações e serviços de eletricidade. ... Mais especificamente, a NR10 refere-se aos treinamentos de procedimentos de segurança, bem como as suas medidas preventivas em instalações e serviços de eletricidade.
A Norma Regulamentadora é de caráter obrigatório, então as empresas devem cumprir todas as regulamentadoras – cada uma de acordo com sua área de atuação. Já a norma técnica é um documento voluntário, estabelecido por um consenso e aprovado por um conjunto de pessoas.
QUAIS SÃO AS MEDIDAS DE CONTROLE BÁSICAS ESTABELECIDAS PELA NR 10? a saúde no trabalho. trabalho. de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.
A desenergização é um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas e controladas destinadas a garantir a efetiva ausência de tensão no circuito, trecho ou ponto de trabalho durante todo o tempo de intervenção e sob controle dos trabalhadores envolvidos.
A desenergização é considerada uma medida de proteção coletiva prioritária pela NR-10, conforme consta no item 10.2.8.2, pois permite controlar o risco elétrico, de forma a garantir a segurança e a saúde do trabalhador.
Consiste na remoção de ferramental e utensílios para fora da zona controlada, para permitir a liberação das instalações. É o afastamento dos trabalhadores, que dessa fase em diante não podem mais intervir nas instalações nem permanecer na zona controlada.
Como diminuir o efeito do preenchimento?
O que são gatilhos da ansiedade?
Como descobrir o carro por matricula?
Para que serve a chia e como usa la?
Quando aparece sangue no papel higienico quais os exames?
Quanto recebo de indemnização por despedimento?
Quais são os principais agentes polinizadores?
Quando silencia alguém no status do WhatsApp o que acontece?
Qual o melhor nicho para 2022?
Quanto tempo leva para nascer o arroz?
Qual o remédio para trombose nas pernas?
Quanto tempo o SmartWatch demora para carregar?
Como conseguir dormir quando está com asma?
Pode masturbar antes do exame de sangue?