A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).
Ciclo lisogênico: No ciclo lisogênico, ocorre a replicação do material genético viral, porém não ocorre a destruição da célula hospedeira. O material genético viral passa a fazer parte do DNA da célula infectada, e a cada divisão celular esse material viral é repassado para as células-filhas.
Os vírus são parasitas que se destacam principalmente pelas doenças causadas no homem, entretanto, eles não parasitam apenas as células humanas. Esses organismos, que só se reproduzem no interior de células, podem infectar qualquer ser vivo, desde uma bactéria até uma planta, por exemplo.
A replicação viral refere-se ao processo pelo qual um vírus se reproduz dentro de um organismo vivo. Isso geralmente envolve transformar as células infectadas em fábricas de vírus, que fabricam cópias do código genético do vírus e as expulsam para se espalharem para o corpo do hospedeiro.
O período de incubação do vírus começa a ocorrer a partir do momento da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sintomas, que podem ser tosse, dor de cabeça, febre, dor no corpo, etc. Essa primeira fase dura de 5 a 7 dias e nesse intervalo o organismo ainda não teve tempo suficiente para produzir anticorpos.
No seu processo de reprodução, os vírus contam com dois tipos de ciclos: o ciclo lisogênico e o ciclo lítico.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/reproducao-dos-virus-dna.htm. Acesso em 03 de fevereiro de 2021. Os vírus só são capazes de se reproduzir no interior de uma célula viva, onde ele altera o metabolismo celular de modo que suas cópias sejam produzidas.
Para o estudo e compreensão da reprodução dos vírus de DNA, é comum ter como referência o mecanismo de infestação causado pelos bacteriófagos, vírus que atacam bactérias (procariotos).
A replicação dos vírus apresenta seis etapas básicas Síntese viral: Nesse momento, o material genético do vírus afeta a atividade da célula, que passa a produzir as proteínas necessárias para a criação de novos vírus. Montagem e maturação: Nesse processo, novos vírus são formados a partir das proteínas produzidas pela célula.
Os vírus só são capazes de se reproduzir no interior de uma célula viva, onde ele altera o metabolismo celular de modo que suas cópias sejam produzidas. Em virtude dessas características, os vírus são chamados de a) parasitas intercelulares obrigatórios. b) utilizadores obrigatórios de células.
Quais são os tipos de neuroses?
Qual é o melhor dia para engravidar?
Como entregar declaração de empresa inativa?
Quem tem pano branco pode pegar sol?
Quais os sintomas da falta de potássio no organismo?
Qual é o papel do educador na educação infantil?
Como derrubar um cara mais forte?
Como deve ser um bom entrevistador?
Quem pode ser dependente do Sesc?
Quais são as políticas públicas para a EJA?
Qual a diferença entre Smart TV e TV?
Como se deve tomar a creatina?
Qual a forma de nutrição das bactérias?