Cladogênese: compreende processos responsáveis pela ruptura da coesão original em uma população, gerando duas ou mais populações que não podem mais trocar genes. Pode ocorrer devido ao surgimento de barreiras geográficas. O 2º passo que pode contribuir para o processo de especiação é o isolamento geográfico.
A formação de novas espécies pode ser considerada uma consequência do processo evolutivo. Durante a seleção natural, os indivíduos que possuem características que melhor se adaptem às condições do ambiente são selecionados.
Já falamos desse processo antes, e até na definição de espécie. O mecanismo principal que define o surgimento de uma nova espécie é o isolamento reprodutivo. Esse isolamento reprodutivo pode ocorrer por meio de dois mecanismos básicos: os mecanismos pré-copulatórios e os mecanismos pós-copulatórios.
Espécie é um grupo de indivíduos semelhantes que se reproduzem entre si e formam descendentes férteis. Em alguns casos, indivíduos de espécies diferentes podem se reproduzir e gerar descendentes saudáveis, mas eles serão inférteis e, por isso, não podemos considerar como formação de uma nova espécie, mas sim formação de um híbrido.
Porém, se o tempo de separação dos indivíduos da espécie não tiver sido suficientemente longo e/ou as diferenças acumuladas ainda permitirem a mistura parcial dos dois fundos genéticos (geralmente apenas na zona de contato entre os habitats das duas populações), poderão formar-se subespécies, uma etapa intermédia no percurso da especiação.
Como apagar as palavras salvas no teclado do celular Samsung?
Qual é a função de um organograma de um exemplo?
Como usar os sinais de pontuação no teclado?
Como limpar as cabeças de impressão da Epson l375?
Como arrumar o Armazenamento do iPhone?
Como fazer o chá de gengibre para limpar os pulmões?
Como fazer para conseguir um emprego rápido?
Como revitalizar cadeira de palha?
Como habilitar a câmera para ler QR Code?
Como parabenizar uma conquista profissional?
O que precisa para pedir ligação de luz Copel?