As proteínas são macromoléculas formadas pela união de aminoácidos. Os aminoácidos são unidos entre si por ligações peptídicas. As moléculas resultantes da união de aminoácidos são denominadas de peptídeos. As proteínas apresentam quatro níveis estruturais: estrutura primária, secundária, terciária e quaternária.
Ao todo, existem quatro formas estruturais das proteínas: primárias, secundárias, terciárias e quaternárias.
As proteínas são substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas. ... Existem apenas 20 tipos de aminoácidos, que se combinam de forma variada para formar diferentes proteínas. Chamamos de polipeptídio uma cadeia longa de aminoácidos.
Ribossomos. Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas.
Estrutura secundária
Os tipos mais comuns de estruturas secundárias são a α-hélice e a folha-β pregueada. As formas de ambas as estruturas são mantidas por ligações de hidrogênio, que se formam entre o O da carbonila de um aminoácido e o H do grupo amino de outro.
43 curiosidades que você vai gostar
A estrutura química básica de uma proteína é formada por aminoácidos, os quais possuem um grupo carboxila (de um ácido carboxílico) e um grupo amino (de uma amina). Não pare agora... ... Grupo carboxila: é composto por um carbono que realiza uma ligação dupla com um oxigênio e uma ligação simples com uma hidroxila.
As proteínas podem ser classificadas em dois grandes grupos: as globulares e as fibrosas. As proteínas globulares formam estruturas com formato esferoide. Nesse grupo, são encontradas importantes proteínas, tais como as enzimas e anticorpos. ... As proteínas simples apresentam apenas aminoácidos.
tipos DE PROTEÍNAs
Tais aminoácidos podem se agrupar em quatro diferentes estruturas: primária, secundária, terciária e quartenária. A função da proteína também depende dessa estrutura. Além disso, há dois principais tipos de proteínas: vegetal e animal.
Os principais tipos proteicosGlicoproteínas → proteínas associadas a grupamentos glicídicos, comum no glicocalix.Lipoproteínas → proteínas associadas a grupamentos lipídicos.Nucleoproteínas → proteínas com funções voltadas especificamente para as atividades que ocorrem no núcleo.