Os principais mecanismos da imunidade inata são a fagocitose, a liberação de mediares inflamatórias e a ativação de algumas proteínas. Os macrófagos e neutrófilos são exemplos de estruturas que garantem essa defesa.
Como vimos no tópico anterior, os anticorpos são produzidos pelos plasmócitos, formados pela diferenciação dos linfócitos B. Essas substâncias, também chamadas de imunoglobulinas (Ig), são glicoproteínas que interagem especificamente com o antígeno (molécula que pode ligar-se ao anticorpo) que estimulou a sua síntese.
Os anticorpos, diferentemente do que muitos pensam, não são responsáveis pela morte de um organismo causador de doença. Na realidade, eles se ligam aos antígenos, desencadeando diferentes processos. Um deles é a neutralização, em que o anticorpo liga-se ao antígeno, impedindo que este seja capaz de destruir ou infectar células.
Vale destacar que uma substância capaz de desencadear uma resposta do sistema imune é mais corretamente chamada de imunógeno. Todo o imunógeno é considerado, portanto, um antígeno, porém nem todo antígeno é imunógeno.
Os anticorpos, também chamados de imunoglobulinas, podem ser adquiridos por meio da amamentação, que é o caso do IgA, ainda durante a gestação, no caso do IgG, ou serem produzidos como resposta a uma reação alérgica, no caso do IgE.
Como conectar headset Xbox séries S?
Quando utilizar idem na citação?
Quais as características da brincadeira Pega-pega?
Quais as funções do Hipoclorito de Cálcio?
Como colocar impermeabilizante no reboco?
Qual o melhor produto para clarear manchas escuras na virilha?
Como usar emotes do BTTV na Twitch?
Para que serve a entrada de internet no aparelho da Claro?
Como fazer ligações com operadora Vivo?
Como jogar no PS4 a distância?
Como usar a lixadeira para lixar parede?