Expor os alunos, extensivamente, ao código alfabético, partindo de unidades mais pequenas e mais regulares. Trabalhar sistematicamente aspetos relacionados com as palavras e expressões dos textos. Imergir os alunos em textos, para automatizar o reconhecimento de palavras e a fluência na leitura.
Segundo Solé (1998), existem estratégias de facilitação da compreensão leitora, que poderão ser invocadas nas três etapas da leitura: antes, permitindo situar o leitor diante da leitura, instigando-o a assumir papel ativo no processo; durante, permitindo construir uma interpretação que auxilie na resolução de problemas ...
Através de uma pesquisa realizada para elaboração da obra, os autores identificaram seis tipos de estratégias de leitura: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.
Mesmo que muitas outras estratégias apresentem-se importantes e eficazes no processo de ensino-aprendizagem de leitura, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997,1998), orientam que são quatro as principais: seleção, antecipação, inferência e verificação.
Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. ... Com base em informações explicitas e em suposições. Se a linguagem não for muito rebuscada e o conteúdo não for muito novo.
São várias as estratégias para utilizar esses textos nas práticas de leitura na alfabetização. O importante é não perder o foco na leitura com autonomia e na compreensão do que é lido. Para avançar, é necessário levar em conta o momento de aprendizagem em que se encontra cada aluno.
Diante dos resultados, infere-se que as estratégias de leitura servem como subsídio para a aprendizagem significativa na formação do leitor, além de possibilitar que este aprenda a ler, goste de ler e, principalmente, compreenda o que está lendo.
Domínio de conteúdo, interação entre professor e aluno, explicação clara e objetiva, relação entre teoria e prática, uso de recursos didáticos e tecnológicos, são apenas algumas das estratégias citadas por alunos e professores que facilitam o processo de ensino e aprendizagem.
Mesmo que muitas outras estratégias apresentem-se importantes e eficazes no processo de ensino-aprendizagem de leitura, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997,1998), orientam que são quatro as principais: seleção, antecipação, inferência e verificação.
Há estratégias de seleção, de antecipação, de inferência e de verificação. Utilizamos todas as estratégias de leitura, mais ou menos ao mesmo tempo, sem ter consciência disso. Só nos damos conta do que estamos fazendo se formos analisar com cuidado nosso processo de leitura, como estamos fazendo ao longo desse texto.
Promover a leitura entre os alunos, em qualquer nível, não é tarefa fácil. Uma possível solução seria envolvê-los ao ponto em que a leitura se torne algo necessário. Assim como faz a mídia, que cria no público consumidor a necessidade de ter de comprar algo.
Portal Aprendiz – Quais estratégias você aplica para alunos do ensino médio a fim de mobilizar o interesse pela leitura? No ensino médio ensinava História da Arte e tínhamos apenas um encontro de 50 minutos por semana.
Valendo-se de diferentes propostas, espaços e iniciativas, quatro educadores compartilharam algumas possibilidades de abordagem capazes de tornar mais inventiva e lúdica a aproximação com a leitura. Eliana Chagas da Silva, Educação Infantil.
Qual a quantidade de abacate que posso comer por dia?
Como se escreve fumus comissi delicti?
Quais são as lutas mais praticadas atualmente?
Quantos jogos cabem em um HD de 500 GB?
Qual é o principal objetivo da biotecnologia?
Quais documentos preciso para contratar um estagiário?
O que são as normas penais incompletas?
Qual é o tamanho real de uma pista de atletismo?
O que é bom para tirar mancha de caneta?
Quantos elementos existem na natureza?
Qual o nível máximo da represa de Furnas?
Em que ano o Grand Siena saiu de linha?
Quais são os nucleotídeos que formam o DNA?