Endereços de rede IPv4 Lembre-se de que um endereço IP é um endereço hierárquico que é composto por duas partes: uma porção de rede e uma porção de host.
Um endereço IPv4 possui o formato x.x.x.x, em que x é chamado de octeto e deve ser um valor decimal entre 0 e 255. Os octetos são separados por pontos. Um endereço IPv4 deve conter três pontos e quatro octetos.
Cada endereço IPv4 é tipicamente representado por 32 bits (1 byte), divididos em 4 grupos com 8 bits cada (1 byte), onde cada grupo é separado por pontos. Como exemplo, pode-se citar o endereço 192.168.10.1.
O endereço IP é uma sequência de números composta por 32 bits. Esse valor consiste em um conjunto de quatro sequências de 8 bits. Cada uma é separada por um ponto e recebe o nome de octeto ou simplesmente byte, pois um byte é formado por 8 bits. O número 172.31.110.10 é um exemplo.
IPv4 significa Protocol version 4, ou versão 4 de protocolos. É a tecnologia que permite que nossos aparelhos conectem na Internet, seja qual for o tipo de gadget – pode ser PC, Mac, smartphones ou outros aparelhos.
33 curiosidades que você vai gostar
O IPv4 define, entre outras coisas importantes para a comunicação entre computadores, que o número IP tem uma extensão de 32 bits. Com 32 bits, o IPv4 tem disponíveis em teoria cerca de quatro bilhões de endereços IP mas, na prática, o que está realmente disponível é menos da metade disso.
IPv4vs IPv6 – Combinações
O Protocolo de Internet versão 4 possui endereços no padrão 32 bits e sustenta cerca de 4 bilhões de combinações de endereços IP em todo o mundo. Já o IPv6 é a versão 6 do Protocolo de Internet, com endereços no padrão 128 bits, permitindo, portanto, cerca de 340 undecilhões de endereços.
O endereço IP é dividido em duas partes. A primeira identifica a rede à qual o computador está conectado e a segunda identifica o host dentro da rede.
Um endereço IPv4 é, no máximo, 4 conjuntos de 3 números (12 caracteres), cada conjunto separado por um ponto (.). Isso faz 15 caracteres. Tudo isso pressupõe que os endereços IP sejam armazenados em formato legível.
Digite “cmd” no campo de busca; Clique em “Prompt de Comando”; Digite “ipconfig” e tecle “Enter”; O endereço IP interno será exibido no campo “Endereço IPv4”.
O esgotamento dos endereços IPv4 está previsto desde a década de 1980. Somente a partir de agora é o último bloco IPv4 foi alocado. Ao todo, são 4,3 bilhões de endereços, dos quais “todos” já estão em uso.
Basta abrir o Prompt de Comando digitando “cmd” (sem aspas) no Menu Iniciar. Quando ele abrir, digite “ipconfig” e dê Enter. Agora basta localizar “Endereço IPv4” dentro do adaptador utilizado no momento (Ethernet/Wifi).
O IPv4, um de 32 bits, os endereços têm um limite de 4294967296 (232) endereços IP exclusivos. O esquema de endereço classful (Classe A, B e C) de alocação de endereços IP em incrementos de 8 bits pode ser muito desperdício.
Registro de endereços IP
O Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) define que os administradores de sistemas autônomos (que são os provedores de internet) devem manter os registros de conexão por um ano.
IPv4 x IPv6: Comparação de velocidade
Na teoria, IPv6 seria um pouco mais rápido, já que os ciclos não precisavam ser perdidos em traduções NAT. Mas IPv6 também tem pacotes maiores, que pode o tornar mais lento em alguns casos de uso.
Um dos pontos chave desta transição é a segurança. Muitos têm apostado que o IPv6 é naturalmente mais seguro que o IPv4, se baseando, provavelmente, no suporte obrigatório que o IPv6 oferece ao IPSec.
A disponibilidade de um número quase ilimitado de endereços IP é um dos maiores benefícios da implementação de redes IPv6. Comparado ao IPv4, o IPv6 aumenta o número de bits do endereço por um fator 4. Desta forma, o endereço que na versão 4 era de 32 bits, passa a ter 128 bits.
A finalidade do endereço IP é lidar com a conexão entre o dispositivo e o site de destino. O endereço IP identifica exclusivamente cada dispositivo na internet.
A Internet continua a crescer exponencialmente, com a conexão de novas empresas, instituições e pessoas à rede. Fatores como a inclusão digital e as tecnologias 3G, entre muitos outros, contribuem para esse crescimento. Por isso os endereços estão terminando.
O IP (Internet Protocol) é o principal protocolo de comunicação da Internet. Ele é o responsável por endereçar e encaminhar os pacotes que trafegam pela rede mundial de computadores. Pacotes são os blocos de informações enviados na Internet e podem ser considerados como as cartas enviadas pelo serviço de correios.
Todas as redes /30 vão ter 2 hosts, todas as redes /27 vão ter 30 hosts.
Enquanto no IPv4 temos 32 bits que nos possibilitam cerca de 4 bilhões de combinações (232), no IPv6 temos mais de 340 undecilhões de endereços possíveis.
Rede Classe B (/16)
Podem ser definidas no máximo 16.384 (214) redes /16 com no máximo 65.534 (216) hosts por rede. O conjunto dos endereços /16 representa 25% do total dos IPv4, já que possuem 230 (1.073.741.824) endereços.
No seu aparelho com sistema Android:Clique em Configurações. Selecione Conexões.Clique em Wi-Fi.Toque em Avançado, no canto superior direito da tela.Clique na aba Exibir mais.Visualize o IP do seu celular logo no fim da tela, em Endereço IP.