O que presenciamos hoje é que a leitura está presente de vários modos e não apenas nos livros impressos. As novas tecnologias trouxeram diferentes formatos de leitura como os e-books, os blogs, as redes sociais, os jornais on-line, as bibliotecas virtuais e mudaram a forma de leitura das pessoas.
Leitura rápida para reconhecimento do assunto; Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.
Ler o Mundo é uma experiência, que começa na plataforma e se abre para o mundo real, entrelaçando teoria e prática, para que as mães e pais possam ampliar as vivências com as crianças de maneira consciente, inteira e profunda.
Por isso, tem-se o intuito de discutir e exemplificar as três concepções de leitura (i) foco no texto, (ii) foco no autor, (iii) foco na interação texto-autor-leitor, com intuito de uma demonstrar uma outra proposta, no caso, a discursiva tendo em vista o sujeito e as condições de produção.
Abaixo, apontamos algumas técnicas de leitura que vão auxiliá-lo a ler mais rápido e melhor!Concentre-se apenas na leitura. ... Tenha uma postura adequada. ... Leia um livro de cada vez. ... Não releia trechos. ... Leia grupo de palavras. ... Pesquise antes sobre o conteúdo a ser lido. ... Não pronuncie as palavras. ... Utilize um dicionário.
39 curiosidades que você vai gostar
Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming.
11 estratégias para uma leitura ativa eficazDefina os objetivos da leitura. ... Elimine as distrações. ... Ative seus conhecimentos prévios. ... Estabeleça previsões e confirme-as (ou não) durante a leitura. ... Realize a leitura ativa em voz alta. ... Faça perguntas ao texto. ... Use outras pistas para ajudá-lo na interpretação. ... Faça fichas.
Em Coracini (2005), temos novamente uma abordagem das três principais concepções de leitura: tradicional (leitura encarada como decodificação), interacionista (autor-texto-leitor) e discursiva.
Assim, importa questionar: Quais são as concepções sobre leitura que hoje influenciam as práticas pedagógicas? ... Por isso, as práticas pedagógicas aparecem centradas nos exercícios de interpretação sob a forma de uma única leitura possível - aquela que recupera a intenção registrada pelo autor.
Desse modo, sua definição está associada a uma concepção de linguagem, texto e sujeito. A partir disso, a escrita pode ser compreendida segundo três concepções, as quais têm como foco a língua, o escritor ou a interação. ... Para isso, o escritor e o leitor só precisam conhecer o código utilizado.
Paulo Freire afirma que a “leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1989), com isto, quer dizer que apoio na realidade vivida é a base para qualquer construção de conhecimento.
“Ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformá-lo”. ... Este é o sentido primeiro da pedagogia proposta por Freire: fazer a leitura do mundo preceder a leitura da palavra. É a partir da leitura crítica do cotidiano das pessoas de uma determinada comunidade que tem início o processo de aprendizagem.
A criança quando chega à escola já traz a sua leitura de mundo, pois ela tem um conhecimento prévio influenciado pela família, na qual foi colocada diante de imagens que devem ser decifradas. ... Assim, é através das imagens que as crianças conseguem entender o mundo em que vivem e conseguem se comunicar.
Na Educação Infantil a prática de leitura pode ser feita de dois modos: o contato pessoal da criança com o livro, como foi citado acima, e a roda de leitura, em que os professores leem para a turma. Nesse caso é preciso sempre planejar a atividade, da escolha dos textos e as formas de interação.
Leitura crítica ou reflexiva – é quando o leitor concentra-se nos aspectos mais relevantes do texto, sendo capaz de separar as idéias secundárias da idéia central. Essa é uma fase que requer reflexão que pode ser obtida por meio da análise, comparação, diferenciação, síntese e julgamento das idéias do autor da obra.
De acordo com a publicação, a lista é a seguinte: Literatura de ficção. Autoajuda. História em quadrinhos. Livros científicos ou de não-ficção. Religião. Literatura erótica.
Estratégias de LeituraLer com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. ... Sintetizar as principais ideias do texto. ... Ler nas entrelinhas. ... Manter o hábito da leitura. ... Praticar a leitura em voz alta. ... Variar a leitura dos textos. ... Produzir textos.
Nesse sentido, a concepção de linguagem como expressão do pensamento centra-se no discurso de que a exteriorização de uma língua, com enfoque mais na escrita quanto na oralidade, deve seguir as normas do bem falar e do bem escrever, que, por sua vez, advêm da gramática normativa.
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
A concepção de leitura com foco no autor, para Koch e Elias (2007), é entendida como a atividade de captação de ideias do autor sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
Ter em mente que a leitura é uma troca entre quem escreve e quem lê, pode ajudá-lo(a) a entender melhor os textos que lê. Assim, cada leitor é um pouco autor, também, pois contribui para a existência do texto com a visão que dele tem. ...
Do latim textus, um texto é um conjunto coerente de enunciados, podendo estes ser escritos ou orais. Trata-se de uma composição de signos codificada sob a forma de um sistema e que forma uma unidade de sentido.
É aquele que interage com o texto que está lendo, porque uma leitura não deve ser uma atividade passiva. Ela se torna muito mais interessante quando o leitor participa dela ativamente, dialogando com o texto.
Existe uma transtorno denominado como dislexia que é marcado pela dificuldade de leitura e compreensão de textos.
Vamos às estratégias para ser um bom leitor!Faça uma pré-seleção do material a ser lido. ... Separe um horário para leitura todo dia. ... Estipule metas de leitura. ... Leia acompanhado de lápis e papel. ... Leia com objetivos preestabelecidos. ... Leia uma unidade de pensamento por vez. ... Avalie o que está lendo e saiba quando parar.
Como se pronuncia o som do sapo?
Como se escrever Dragon Ball Z?
O que significa a palavra percamos?
O que é preciso para ser digno Marvel?
Qual é o correto alaranjado ou laranja?
Como preencher os quadros NR 4?
Como preencher um cheque Pré-datado nominal?
Como se escreve R$ 700 em cheque?
Como preencher o convite de casamento?
Como ver o currículo lattes de alguém?
Como ser um bom monitor de disciplina?
Como preencher um gráfico de Gantt?