As custas processuais são despesas pagas pela parte que correspondem à taxa para prestação do serviço público dos Tribunais. Dentro das custas processuais existem três tipos de despesas: a taxa de justiça, os encargos e as custas da parte.
Como observado no art. 82, novo CPC, é dever da parte arcar com as despesas decorrentes do processo, incluindo-se as custas processuais. Consequentemente, o advogado deve dar ciência ao seu cliente dos valores envolvidos, de modo a evitar eventuais problemas futuros.
Como calcular as custas processuais segundo o Novo CPC e descrevê-las claramente aos clientes do seu escritório de advocacia. Assim como toda causa possui um valor, todo processo possui uma custa.
Também podem ser encontradas tabelas com os valores das custas processuais que oferecem um norte quanto à contabilização feita pelo advogado. Por exemplo os site do TJSP, TRF4 ou TJRS possuem páginas específicas sobre o recolhimento de custas. Na dúvida é possível buscar maiores informações junto ao Tribunal.
O montante das custas processuais vai depender da competência do julgamento da causa. Isso porque, cada órgão, dependendo do estado, apresenta diferentes normas para esse cálculo. Então, é necessário identificar o local de processamento e procurar no site do tribunal específico o valor de cada procedimento.
Por isso, existe o recolhimento de custas processuais, que são os valores cobrados por esses serviços executados pelo judiciário.
Porque antes que houvesse dia eu sou?
O que o atual Código Civil prevê acerca do direito real de enfiteuse?
Qual a diferença entre a é há?
Quantos gols de pênalti Gabigol fez em 2021?
Tem problema ficar ligando e desligando o ar condicionado?
Como identificar a dor muscular?
Quais são as palavras derivação imprópria?
Quais os elementos de um ofício?
Qual o mês do ano que tem 5 semanas?
O que fazer quando a glicose está baixa?
Quanto tempo demora para carregar o celular Motorola One Action?
Quais são os costumes da região Sudeste?
Como colocar widgets na tela de bloqueio Motorola?