As contas patrimoniais são aquelas que contabilizam os Ativos, correspondentes aos Bens e Direitos, e os Passivos, indicando a existência das Obrigações e do Patrimônio Líquido da instituição. Tal Patrimônio Líquido é formado pelo capital social, reservas de lucro e prejuízos acumulados.
Exemplo: máquinas, imóveis, veículos, caixa e banco (conta movimento) são alguns exemplos de contas patrimoniais ativas. O passivo é composto por obrigações e apresentarão saldo credor. Exemplo: fornecedores, duplicatas a pagar e empréstimos a pagar são exemplos de contas patrimoniais passivas.
As patrimoniais são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. Por exemplo, conta caixa, conta bancos movimento, conta capital social, conta estoques de produtos acabados, conta reserva de ágio na emissão de ações. As contas de resultado são as receitas e despesas.
O que são contas patrimoniais
As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado. As patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as de resultado são as receitas e despesas verificadas em determinado período.
“As contas patrimoniais representam os elementos que compõem o Patrimônio e são divididas em dois grandes grupos – Ativo e Passivo - são utilizadas para o registro de elementos representativos de bens, direitos e obrigações, bem como aqueles que compõem o patrimônio líquido”.
21 curiosidades que você vai gostar
Para aquele que quer montar o próprio Plano de Contas vale a pena entender que não vai existir uma receita universal para essa estrutura, porém ele, de forma geral, sempre é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas.
Mas para isso temos que saber que o Ativo é dividido em 3 grandes grupos que são:º - ATIVO CIRCULANTE.º - ATIVO REALIZAVEL A LONGO PRAZO.º - ATIVO PERMANENTE.
De forma bem simples, as contas de resultado representam as receitas e as despesas de uma determinada organização. Assim, é possível identificar se houve lucro ou prejuízo em determinado intervalo do exercício das funções empresariais.
...
O que são contas de resultado?Receitas;Custos;Despesas.
Elas estão relacionadas aos valores despendidos com a estrutura administrativa e comercial da empresa. Sendo assim, bens e serviços consumidos como água, aluguel, despesas bancárias, fretes, energia elétrica e salários, por exemplo, representam reduções no ativo de uma empresa.
As contas de resultados representam as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Assim, fazem menção a função econômica da contabilidade, identificando se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período.
...
DespesasÁgua e esgoto;Energia elétrica;Material de limpeza;Salários.
As contas patrimoniais são aquelas que contabilizam os Ativos, correspondentes aos Bens e Direitos, e os Passivos, indicando a existência das Obrigações e do Patrimônio Líquido da instituição. Tal Patrimônio Líquido é formado pelo capital social, reservas de lucro e prejuízos acumulados.
As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.
As Contas Patrimoniais, representam os Bens, Os Direitos, as Obrigações e o Patrimônio Líquido, Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa num dado momento, através do Balanço Patrimonial. As Contas de Resultados, dividem-se em Contas de Despesas e Contas de Receitas.
Geralmente o estoque, matérias-primas a serem utilizadas imediatamente, mercadorias, dinheiro em caixa, aplicações financeiras de curto prazo e contas a receber se enquadram como ativos circulantes.
Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos. Os ativos dizem respeito ao que uma pessoa ou entidade tem em valores positivos (bens e direitos). Já os passivos representam a parte negativa (obrigações). Ao contrário do que muitos pensam, o patrimônio é indivisível.
Na apuração do resultado do exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício. Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelas contas correntes.
O resultado será o Lucro Bruto; Do Lucro Bruto, deduzem-se todas as despesas da operação (financeiras, operacionais, administrativas, etc). Inversamente, acrescentam-se as receitas operacionais e o resultado será o Lucro (ou prejuízo) operacional líquido.
As contas de Receitas, Despesas e Custos são contas transitórias ou temporárias, ou seja, elas não aparecerão no balanço. Essas contas só possuem saldo enquanto queremos apurar o resultado, porém quando fazemos a apuração o saldo são transferidos para outra conta, zerando as Receitas, Despesas e Custos.
Análise de Contas de Resultado
Duas formas de analisar o DRE de uma empresa se destacam: a análise horizontal e a análise vertical. Na análise horizontal, se busca avaliar a evolução dos saldos contábeis ao longo do tempo. Funciona como um método de comparação, onde se identificam as variações.
Receitas. Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.
São divididos em dois grupos são eles: ativos circulante: os bens e direitos que a empresa possui a curto prazo. Ativos não circulante: são todos bens e direitos que a empresa tem ao longo prazo.
Um grupo de ativos de negócios é uma coleção de ativos (por exemplo, Páginas, contas de anúncios e contas do Instagram) em uma conta do Gerenciador de Negócios. Os administradores da empresa podem criar grupos de ativos de negócios para organizar ativos e as pessoas que têm acesso a eles.
O Ativo se divide em duas partes: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante.
Esses quatro grupos principais do plano de contas possuem subdivisões:Ativos. O grupo dos ativos vai se subdividir em outros grupos menores: circulante, não circulante, realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. ... Passivos. ... Receitas. ... Despesas.
Quais são os tipos de planos de contas? O plano de contas é separado em três tipos: o gerencial, contábil e o referencial. Essa divisão foi feita para garantir mais organização de informações, que são as despesas, as receitas, os ativos e os passivos.
Qual é a importância social da narrativa?
O que é ser uma pessoa consumista?
Como Desencardir roupa branca com vinagre e bicarbonato?
Como usar Mercado Crédito no iFood?
Como limpar moedas com bicarbonato?
Qual a importância do fungo para a floresta?
Quantas parcelas de 600 reais o governo pagou em 2020?
Como é a produção do biocombustível?
O que pode ser confundido com dislexia?
O que passar no box do banheiro para não manchar?
Quais as reações adversas mais recorrentes do paclitaxel?
Quais são os 7 Rs da gestão da mudança?
Qual o primeiro passo para tirar a carteira de motorista?
Quanto tempo leva para o corticoide sair do organismo?
O que é dispensa de licenciamento ambiental?