Em relação à consequência trabalhista, a prática de assédio moral causa a extinção do vínculo empregatício, sem justa causa, segundo o artigo 482, alínea j, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Por outro lado, o assédio moral gera prejuízos de ordem econômica para as empresas, ou seja, falta de eficiência e eficácia por parte dos funcionários, que sentem hostilizados e desmotivados no ambiente laboral e consequentemente ocorre queda na produtividade.
(HIRIGOYEN, 2002, p. 159-182). Pode gerar conseqüências específicas, como depressão, estresse, ansiedade e distúrbios psicossomáticos. Além disso, as conseqüências do trauma podem dar origem às neuroses traumáticas, às psicoses traumáticas e ao estado de estresse pós-traumático.
No Brasil, há poucos estudos sobre as relações entre o assédio moral e seus conseqüentes danos à saúde mental do trabalhador, como estresse, depressão e síndrome de burnout, dentre outros, entendidos como uma lesão aos direitos fundamentais do trabalhador.
Esse tipo de assédio se dá por meio de práticas abusivas, tais como cobranças exageradas e persistentes ou o estabelecimento de metas abusivas e crescentes por parte de gestores ou representantes da organização, com o intuito de alcançar objetivos organizacionais, por exemplo.
23 curiosidades que você vai gostar
O assédio pode provocar stresse pós-traumático, perda de autoestima, ansiedade, depressão, apatia, irritabilidade, perturbações da memória, perturbações do sono e problemas digestivos, podendo até conduzir ao suicídio.
Na prática o ato de expor o empregado a situações humilhantes (como xingamentos em frente dos outros empregados), exigir metas inatingíveis, negar folgas e emendas de feriado quando outros empregados são dispensados, agir com rigor excessivo ou colocar "apelidos" constrangedores no empregado, são alguns exemplos que ...
Figuram na lista de doenças causadas por trabalho excessivo depressão, gastrite, enxaqueca, distúrbio do sono, dentre outras. A permanência em situações de estresse e pressão extremos podem levar a um estado completo e absoluto de esgotamento, chamado síndrome de Burnout.
Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.
O que quer dizer a palavra honrada?
Qual o correto estepe ou step?
Como usar o Google Chrome Cast 2?
Como se escreve exatamente assim?
Para que serve Cimentinho branco?
É bom passar Diprogenta no piercing?
Como usar Dermosalic no rosto?
Como usar o e-mail institucional Unesp?
Para que é indicado o colírio Cylocort?