Interação moderada: quando a resposta resulta em exacerbação do quadro clínico do paciente, que pode requerer alteração na farmacoterapia; Interação mínima ou menor: quando ocorrem efeitos clínicos restritos, que em geral não requer uma mudança na terapia medicamentosa.
Interações medicamentosas é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental. Constitui causa comum de efeitos adversos.
É um evento clínico que pode ocorrer entre medicamento-medicamento, medicamento-alimento ou medicamento-drogas (álcool, cigarro e drogas ilícitas). Caracteriza-se pela interferência de um medicamento, alimento, ou droga na absorção, ação ou eliminação de outro medicamento.
São aquelas que produzem modificação do efeito de determinado fármaco, mas, sem alterar a sua concentração. Pode haver competição por um mesmo receptor, sinergismo, antagonismo, toxicidade combinada, interferência em sistemas transportadores, etc.
Interação medicamentosa
Quando dois medicamentos são administrados ao mesmo tempo a um paciente, eles podem agir de forma independente ou interagir entre si, com aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou tóxico de um ou de outro. reações adversas.
Quando pensamos em danos, classificamos a gravidade do efeito da interação medicamentosa como leve, grave ou moderada. Existem casos em que pode ocorrer uma interação e, mesmo cientes desse risco, o Médico e o Farmacêutico optam pela manutenção dos medicamentos associados, necessários para o tratamento do paciente.
O sinergismo pode ocorrer com medicamentos quepossuem os mesmos mecanismos de ação (aditivo); que agem por diferentes modos (somação) ou com aqueles que atuam em diferentes receptores farmacológicos (potencialização).
A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado, enquanto que a farmacodinâmica consiste no estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.
Porém, a prescrição de mais de um medicamento associado, aumenta as chances da ocorrência de uma interação medicamentosa. Interações medicamentosas são respostas especiais de um fármaco, que teve seu efeito alterado pela presença de outro fármaco, alimentos, bebida ou agentes químicos ambientais.
Embora o custo das interações de medicamentos seja uma lacuna no conhecimento atual, as internações mais caras estavam fortemente associadas a elas. Os pacientes com probabilidade de desenvolver interação ficaram internados, em média, por quase o dobro do tempo (8 e 15 dias, respectivamente)5.
As interações farmacológicas são uma das causas de reações adversas a medicamentos – RAM.
Há, também, as interferências de fármacos em exames de laboratório, seja por efeito in vivo ou por interferência analítica1-3. A incidência de interações farmacológicas clinicamente importantes em pacientes internados aumenta muito com a quantidade de fármacos administrados: 7% (6 a 10 fármacos) para 40% (10 a 20)4.
Quanto tempo demora para nascer um cachorro para outro?
Qual o valor do salário mínimo na Suécia?
O que é um eneagrama da personalidade?
Quantos são os mandamentos da lei de Deus?
Para perder um quilo quantas calorias?
Qual a melhor época para plantar abóbora Cabotia?
O que podemos visitar em fatima?
Quantos quilos em média se perde tomando água com limão?
Quais são os vasos que irrigam o coração?
Como se chama o profissional que trabalha com AutoCAD?
O que fazer quando perder o cartão do banco Bradesco?