Se diagnosticada precocemente, as chances de cura da leucemia são de 90% para as crianças e de 50% em adultos de até 60 anos.
Nas células linfóides pode durar mais de dois anos e nas células mielóides a durabilidade é menor que um ano. Esse tempo só não é exceto nos casos de Leucemia Promielocítica Aguda (um subtipo da Leucemia Mielóide Aguda), que também dura mais de 2 anos.
A leucemia mieloide aguda (LMA) é o tipo mais comum e mais agressivo da doença. Conforme a medula óssea é atacada pelas células doentes, a pessoa costuma ter alterações no corpo que evoluem com bastante velocidade. Por isso, o quanto antes for diagnosticada a doença, maiores as chances de cura.
O que causa leucemia? A origem desse câncer ainda é desconhecida. O que se sabe é que certos fatores podem aumentar o risco de ele surgir. Entram na lista substâncias químicas, como o benzeno, formadeíldos e agrotóxicos, cigarro, exposição excessiva à radiação, além de algumas síndromes e doenças hereditárias.
O que é a LLC
Pra começo de conversa, ela também pode ser chamada de leucemia linfoide crônica. Diferentemente da versão aguda, que atinge mais crianças, é mais comum em pessoas acima de 55 anos e, embora não tenha cura, costuma progredir lentamente. Nesse tipo de câncer, células chamadas linfócitos B são afetadas.
28 curiosidades que você vai gostar
Tipos de LeucemiaLeucemia Mieloide Aguda: Desenvolve-se rapidamente e pode afetar igualmente adultos ou crianças. ... Leucemia Mieloide Crônica: Desenvolve-se lentamente sendo mais frequente nos adultos. ... Leucemia Linfoide Aguda: Avança rapidamente e pode ocorrer em crianças ou adultos.
Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).
Sinais e sintomasFebre inexplicável.Sensação de fraqueza e fadiga persistente.Perda de apetite.Perda de peso inexplicável.Sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais.Dificuldade para respirar.Petéquias, pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele por causa de sangramentos.Anemia.
“Eu fui diagnosticada com leucemia linfoide aguda e foi muito difícil descobrir, na época. Ninguém conseguia identificar o que era e após passar por vários locais, uma médica disse aos meus pais que os sintomas que eu tinha, eram os mesmos que o neto dela apresentava como dores nos ossos e febre muito alta.
Às vezes, um paciente com leucemia aguda não apresenta sintomas ou realiza exames de sangue normais algumas semanas ou meses antes do diagnóstico. Nesses casos, geralmente tentamos remover rapidamente as células anormais do sangue e iniciar a quimioterapia para começar a matá-las o mais rápido possível.
Leucemia aguda. Caracterizada pelo crescimento rápido de células imaturas do sangue. Leucemia crônica. Caracterizada pelo aumento de células maduras, mas anormais.
Apenas 28% dos portadores sobrevivem pelo menos cinco anos. Também é difícil de tratar, porque nem todos os pacientes podem se submeter à quimioterapia devido à idade.
Principais aspectos da leucemiaFebre ou calafrios;Fadiga e fraqueza persistentes;Infecções frequentes ou graves;Perda de peso sem motivo aparente;Nódulos linfáticos inchados;Desconforto abdominal, provocado pelo inchaço do fígado ou do baço;Hemorragias ou hematomas recorrentes;Pequenas manchas vermelhas na pele;
Pacientes com mielodisplasia, mielofibrose e leucemia mieloide crônica têm mais risco de desenvolver a doença, bem como pacientes com doenças raras como a anemia de Fanconi. Existem 9 subtipos de LMA. - Leucemia mieloide crônica (LMC): mais comum após os 50 anos; apenas 5% dos casos são em crianças e adolescentes.
“Recidiva” da doença
A recidiva significa que a doença voltou . Esse problema pode acontecer pouco ou muito tempo após a cura e, na maioria das vezes, ocorre pela proliferação de células doentes, previamente indetectáveis pelos exames de rotina.
Medicamentos usados para tratar a LMC aprovados no BrasilMesilato de imatinibe (Glivec®) – Inibidor de tirosina quinase.Dasatinibe (Sprycel®) – Inibidor de tirosina quinase.Nilotinibe (Tasigna®) – Inibidor de tirosina quinase.Ponatinibe (Iclusig®) – Inibidor de tirosina quinase.
De acordo com o Dr. Massumoto, no caso das leucemias agudas, é possível que as alterações ocorram em menos de 30 dias. Por isso o diagnóstico precoce é muito importante. Assim que os níveis das células do sangue passam a ter importantes modificações, o paciente apresenta os sintomas da leucemia.
Sangramentos e manchas roxas na pele
Como as plaquetas são as células responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue, é comum pacientes com plaquetas baixas apresentarem sangramentos, principalmente na gengiva, e equimoses (manchas roxas na pele).
As alterações esperadas no hemograma de um indivíduo com leucemia são contagens altas ou baixas de leucócitos, neutropenia, anemia e plaquetopenia. Além disso, são encontradas células leucêmicas no sangue, com diminuição da contagem de células normais.
Há dois tipos principais de leucemias agudas, a Leucemia Linfocítica Aguda (LLA), que é mais comum entre crianças e adolescentes, mas pode ocorrer também em adultos, e a Leucemia Mieloide Aguda (LMA), mais frequente em adultos.
A leucemia se caracteriza pela produção excessiva e inapropriada de leucócitos defeituosos, ultrapassando, normalmente em muito, os valores sanguíneos normais ou esperados para casos de infecção. Algumas leucemia podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml.
As células leucêmicas também invadem outros órgãos, incluindo o fígado, o baço, os linfonodos, os testículos e o cérebro.
...
ComplicaçõesGlóbulos vermelhos (causando anemia. ... Glóbulos brancos normais (aumentando o risco de infecções)Plaquetas (aumentando o risco de hemorragias)
A leucemia linfocítica crônica (LLC) é a leucemia mais comum em idosos. A maioria dos pacientes tem mais de 70 anos, embora a LLC também possa afetar o adulto jovem, mesmo na idade de 30 anos.
Diretrizes nacionais e internacionais preconizam o rápido início da quimioterapia em pacientes recém-diagnosticados com leucemia mieloide aguda (LMA), devido ao prognóstico reservado observado em casos não tratados (mediana de sobrevida de 17 semanas).
PRIMEIRA DIFERENÇA: O TIPO DE CÉLULA ATINGIDA
Um linfoma é um câncer que acontece quando os linfócitos, que são um tipo específico de glóbulos brancos, se tornam malignos. Já na leucemia, pode ocorrer a malignidade dos linfócitos, mas também de outras células sanguíneas.
Quais as contra indicações de furosemida?
Quais alimentos prejudicam a memória?
O que acontece com a madeira quando entra em contato com a água?
Pode comer salsicha na dieta low carb?
Por que aeromoça não pode ter tatuagem?
Quais países um italiano pode morar?
Como faço para gerar o boleto do licenciamento?
Como descobrir a senha do seu cartão de crédito?
Como se chama café na Espanha?
Como desentupir as veias do pescoço?
O que comprar no supermercado para uma pessoa?
Qual a diferença entre profenid e cetoprofeno?
Qual a diferença de ágar e caldo?
Quanto posso comer de queijo por dia?
Qual a importância do turismo para o desenvolvimento econômico?