A poluição do ar é proveniente da emissão de gases no ar (monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de carbono). ... Os agentes poluidores do ar são: as indústrias, a queima de combustíveis fósseis e as usinas termoelétricas.
Entre as principais substâncias poluentes da atmosfera das grandes cidades, destacam-se o dióxido de enxofre, o monóxido e o dióxido de carbono, os óxidos de nitrogênio e os hidrocarbonetos gasosos.
De acordo com o professor Adeylson Ribeiro (FSP-USP), os efeitos do trânsito junto à poluição causam, a curto prazo, um efeito agudo, como problemas respiratórios. Estes se intensificam em épocas de frio, já que ocorre a inversão térmica, responsável pela dissipação dos poluentes no ambiente urbano.
Os grandes centros urbanos são responsáveis pelas maiores emissões de poluentes. As medições são feitas por uma rede fixa de monitoramento. Mas os gases não se concentram apenas nas metrópoles, com a ação dos ventos, eles se deslocam.
A poluição atmosférica, nas regiões urbanas, tem aumentado devido à crescente atividade industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores.
A poluição atmosférica, nas regiões urbanas, tem aumentado devido à crescente atividade industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores.
A poluição sonora e a poluição visual são consideradas problemas no espaço urbano, em que há aglomeração de pessoas. A poluição sonora consiste no excesso de ruídos gerados pelo trânsito, por construções civis e por equipamentos eletrônicos, que causam desconforto e prejuízos à saúde da população.
Problemas respiratórios, intoxicações, problemas cardiovasculares. Formados na atmosfera devido à reação de óxidos de azoto, hidrocarbonetos e luz solar. Nas plantas, os poluentes prejudicam o processo químico.
Dentre as principais causas das mortes em decorrência da poluição atmosférica, podemos destacar os acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e doenças respiratórias. Além disso, os dados publicados mostram uma íntima relação entre a poluição do ar e as mortes em consequência do câncer de pulmão.
Mas o grande perigo da poluição nas cidades atualmente é que se descobriu que os poluentes estão interagindo uns com os outros, tornando-os ainda mais perigosos", adverte. Para Paulo Saldiva, é preciso que os governos apresentem novas soluções para a mobilidade de massa.
Nesse sentido, podemos elencar três tipos principais de poluição urbana a serem combatidos ou reduzidos: a poluição do ar, a poluição hídrica e a poluição e degradação dos solos.
Há dias em que respirar no centro da cidade de São Paulo, por exemplo, equivale a fumar cerca de 40 cigarros de uma só vez. Entre as principais substâncias poluentes da atmosfera das grandes cidades, destacam-se o dióxido de enxofre, o monóxido e o dióxido de carbono, os óxidos de nitrogênio e os hidrocarbonetos gasosos.
Muito comum encontrar esse tipo de poluição nas grandes cidades com o excesso de iluminação pública, anúncios, banners, placas, outdoors. Criadas pelos seres humanos e gerada sobretudo pelo processo de industrialização, a poluição luminosa é um problema muito comum na atualidade.
Onde fica o número de Identificação do PicPay?
Qual é o estado mais armado do Brasil?
Porque os livros apócrifos não estão na Bíblia?
Por que o cabelo da Sakura e rosa?
Quais os efeitos colaterais do Imecap rejuvenescedor?
O que a falta de uma mãe pode causar?
Qual o motor do Palio Fire 2005?
Como é feito o cálculo de um processo judicial?
Como se chama a proteína do leite?
Como se chama uma menina que torce pro Corinthians?
O que Paulo aprendeu no deserto?
Qual o carinho que o gato mais gosta?
Qual é o nome da menina que gosta do Gaara?
O que fazer se for traída pelo marido?
É bom comer macarrão na dieta?