Países em desenvolvimento são aqueles que apresentam significativo crescimento econômico e social, industrialização recente e crescente, além de aumento expressivo no valor monetário dos bens produzidos (PIB).
A definição mais amplamente aceita de um país em desenvolvimento é a de um país que tem baixos níveis de industrialização e se classifica mal no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
De modo geral, são considerados emergentes aqueles países subdesenvolvidos que apresentam quadros de crescimento econômico prósperos e características socioeconômicas que diferenciam esses países das demais economias periféricas.
Os países emergentes — também chamados de países em desenvolvimento ou semiperiféricos — referem-se a um grupo de países subdesenvolvidos, mas que apresentam boas expectativas de crescimento relacionadas aos aspectos econômicos e sociais.
São países com elevado grau de industrialização e alta renda per capita. Apresentam IDH próximo a 1, indicando boa qualidade e expectativa de vida, bem como amplas oportunidades de educação.
A expressão países em desenvolvimento é empregada quando se busca referir ao subgrupo de países subdesenvolvidos que apresentaram crescimento significativo, quer nos aspectos econômicos, como nos indicadores sociais.
O IDH do Brasil vem aumentando pouco a pouco. A renda per capita do Brasil que ainda está em crescimento, porém muito longe do ideal, 9.821,41 USD (2017), de países desenvolvidos e em torno de 50.000.00. E ainda os principais meios de economia vem do Campo, Agricultura e pecuária.
- IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): entre os níveis médio e alto. - Atração de capital externo para investimentos nos setor produtivo. - Aumento da instalação de filiais de grandes empresas multinacionais. - Existência de processo de êxodo rural (migração do campo para os centros urbanos).
Mais uma característica desses países é a sua industrialização tardia, oriunda da migração das multinacionais de países centrais para países subdesenvolvidos, devido ao menor preço do solo e de mão de obra. Além de baratear os custos de produção, gera emprego e desenvolvimento para os países emergentes.
Em geral são chamados países em desenvolvimento aqueles que, embora sejam países periféricos, alcançaram um nível de industrialização maior que os demais, e portanto apresentam valores expressivos de PIB. “ Subdesenvolvidos, em desenvolvimento, emergentes, semiperiféricos, em crescimento ”.
O Banco Mundial considera todos os países com renda baixa e média como "em desenvolvimento". Na classificação mais recente, as economias foram divididas usando o produto nacional bruto per capita de 2008. Em 2008, os países com PIB per capita abaixo de US$ 11 905 e acima de US$ 900 foram classificados como em desenvolvimento.
Não existe um consenso, ao longo do tempo e entre as várias escolas de pensamento econômico, sobre a definição de desenvolvimento de um país. Mas é comum o estabelecimento do grau de desenvolvimento de um país através da comparação de estatísticas como o PIB per capita que é equivocado, expectativa de vida, grau de alfabetização e etc.
Esta denominação é inerente à concepção de que os países vão evoluindo e passando automaticamente de nível, até alcançarem o patamar dos desenvolvidos, ideia essa, alvo de sérios questionamentos. Países como China, Brasil, Índia, México, Argentina e outros, são frequentemente nomeados como países em desenvolvimento.
Porque o Brasil é um país de industrialização tardia?
O que são fenomenos da natureza?
Quais são os países que fazem parte do G20?
Qual o grau máximo para Cirurgia Refrativa?
Quais são as circunstâncias legais?
Quem tem direito a Vale-transporte distância?
Quem recebe o recurso de apelação?
Como instalar um APK no iPhone?
Como ativar o cristal transparente?
Quais os alimentos que faz mal para o pâncreas?
Qual é a bebida que faz menos mal para o fígado?
É possível investigação de paternidade post mortem?
Como fazer uma linha do tempo no celular?
Onde encontrar os artistas no Rio de Janeiro?
O que não pode misturar com melancia?