Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
Singer explica que, em uma escola que utiliza a educação democrática, os professores, pais e alunos dialogam de igual para igual. “Não há uma relação hierárquica. Isso traz uma autonomia maior para o aluno, que passa a se sentir pertencente ao meio”, afirmou.
Como um espaço democrático, a escola se relaciona com a democracia de forma a criar um espaço de convivência e representatividade de todas as partes e de todas as singularidades de cada um dos que a frequentam. Pode-se dizer que a escola é um dos principais meios da sociedade na formação de cidadãos democráticos.
A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.
Conheça as características de uma escola particular de sucessoBoa infraestrutura. ... Protagonismo do estudante. ... Uso inteligente da tecnologia. ... Foco na formação ética e socioemocional. ... Ensino bilíngue. ... Diálogo com a família. ... Desenvolvimento de projetos sociais.
18 curiosidades que você vai gostar
206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e ...
Estes quatro elementos, participação, autonomia, transparência e pluralidade, são básicos da Gestão Democrática e devem ser focados na prática social da educação sempre na perspectiva de posturas e culturas efetivamente democráticas.
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola.
Projeto elaborado entre o coletivo da escola, conforme disposto no artigo 12, inciso I, com o objetivo de delimitar as ações e a identidade deste estabelecimento de ensino.
Como saber se uma calça me serve?
Como se comportar em uma avaliação psicológica?
Como usar creme dental na limpeza?
Como saber se o cartão Brasil Card foi aprovado?
Como saber que a carne seca está estragada?
Como saber se uma cirurgia foi autorizada pela Unimed?
O que fazer para passar o jet lag?
Para que a porcentagem é usada?
Quando eu sei que uma chuteira e de primeira linha?
Que palavra pode substituir celular?
Como usar um defumador de carne?
Como usar coturno militar masculino?