O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".
Dessa forma, o gênero lírico é um tipo de texto que expressa sentimentos e emoções de alguém. É uma internalização de um mundo interior. Por meio do lirismo, textos desse gênero costumam fazer uso da função poética da linguagem.
Não pare agora... A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. ... Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.
As principais características do gênero épico são a presença de narrador, personagem heroico, enredo, tempo e espaço. Além disso, o poema épico apresenta proposição (ou prólogo), invocação, dedicatória, narração das aventuras do herói e conclusão (ou epílogo).
São características essenciais do texto lírico em qualquer época literária a subjetividade, a centralidade no sujeito poético, que busca exprimir-se e revelar-se poeticamente, e o uso do verso.
Lírica é a qualidade de algo sentimental, que se destaca pelo seu excessivo sentimentalismo. Este adjetivo costuma ser utilizado para se referir ao gênero literário composto pelo uso do canto e da música, onde o autor da obra utiliza-se do “eu-lírico” para expor intensas emoções e sentimentos no texto.
Muito se ouve dizer que 2017 será o ano dos rappers líricos. ... Daí o termo “lírica”. A capacidade de comprimir amplos sentidos dentro de versos mais curtos e “cantados”, aliada à classe da lira, promoveram à lírica um status de algo mais elevado e profundo do que a poesia épica e a poesia dramática.
Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático.
Um dos maiores nomes da Literatura Portuguesa, Fernando Pessoa, nos chama a atenção para essa diferença entre o eu lírico e o poeta quando cria seus heterônimos. Os heterônimos são pessoas inventadas pelo poeta, que têm sua própria personalidade e, assim, assinam os poemas.
O Eu lírico, Sujeito Lírico ou Eu poético é um conceito que designa a voz que se manifesta na poesia. Criada pelo poeta, essa voz apresenta as reflexões ...
O termo “lírico” vem do latim (lyricu) e quer dizer “lira”, um instrumento musical grego. Durante o período da Idade Média os poemas eram cantados e divididos por métricas (a medida de um verso, definida pelo número de sílabas poéticas).
O gênero lírico é aquele destinado a expressar emoções, sensações, disposições psíquicas, ou seja, a vivência de um eu em seu encontro com o mundo. Mas esse eu lírico, essa voz do poema, não é necessariamente o autor, mas sim um eu fictício, que pode ou não ter características do eu autoral.
Quantos dias são 72 duas horas?
Como saber se o cliente tem Inscrição Estadual?
Quais são os balneários de Matinhos?
Qual a obra mais importante de Anita Malfatti?
Quem tem hemorroida pode ter câncer?
Como apresentar um livro para os alunos?
Quais os requisitos para o contrato de trabalho?
Qual a causa da morte do ator Sérgio Cardoso?
Como saber se o produto não é testado em animais?
Qual dos objetivos a seguir pode ser relacionado com a gestão ambiental?
Quem traduziu a Bíblia do latim para o alemão?
Quem teve uma gravidez ectópica pode ter outra?
O que é um monitor widescreen?
Quantos chapéus tem a rainha da Inglaterra?
Quais são os 5 tipos de riscos?
O que é o baço e para que serve?
Pode guardar feijão temperado na geladeira?