O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.
Texto explicativo (injuntivo e prescritivo)
A principal finalidade de um texto explicativo é instruir o leitor acerca de um procedimento. Fornece uma informação que condiciona a conduta do leitor, incitando-o a agir. Os textos explicativos podem ser injuntivos ou prescritivos.
São exemplos de texto expositivo: o artigo especializado em que um cientista apresenta suas descobertas; a notícia por meio da qual essas descobertas são divulgadas; uma questão em que o aluno desenvolve um tema proposto ou, ainda, a explicação oral do guia que apresenta um museu a turistas.
De acordo com seu objetivo central, os textos expositivos são classificados em dois tipos:Texto expositivo-argumentativo. Nesse caso, além de apresentar o tema, o emissor foca nos argumentos necessários para a explanação de suas ideias. ... Texto expositivo-informativo.
O texto dissertativo-expositivo pode ser construído através da estrutura textual típica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, mais importante do que seguir uma estrutura rígida, é que haja a exposição de ideias certas e bem organizadas sobre um determinado tema.
40 curiosidades que você vai gostar
A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
O texto dissertativo-expositivo é um espaço de transmissão de ideia, no qual se explana sobre um tema, apresentando informações, características e descrevendo o que é necessário para o leitor entender o assunto tratado. É um tipo textual conhecido pela objetividade, além de ser esclarecedor.
Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem Texto injuntivo. Texto dissertativo. Texto narrativo. Texto descritivo. Texto expositivo.
Os tipos textuais mais conhecidos são:narrativo.descritivo.dissertativo.expositivo.injuntivo.
Narração, argumentação e dissertação são alguns deles
Existem dois tipos de dissertação: expositiva e argumentativa. A primeira caracteriza-se por ser um tipo de texto onde o autor irá expor suas ideias ou pontos de vista. Já no segundo tipo, o intuito do autor é persuadir o leitor a concordar com a ideia exposta.
Estrutura de um texto expositivoIntrodução. A primeira parte de qualquer texto deve introduzir o leitor ao tema que vai ser exposto em seguida. ... Desenvolvimento. Depois da introdução se inicia o desenvolvimento do tema. ... Conclusão. Para encerrar o texto deve-se incluir uma conclusão.
Artigos científicos, notícias, manuais e receitas são alguns dos inúmeros exemplos de texto expositivo que estão presentes no nosso cotidiano.
O texto expositivo precisa ser claro e evitar duplos sentidos e outras interpretações. Vocabulário específico: O texto expositivo possui um vocabulário específico a depender do tema, além de mais formal com a intenção de que o texto seja claro e conciso.
O texto explicativo consiste em um gênero textual que faz compreender um problema da ordem do saber. A partir do problema apresentado, um sujeito comunica a seu interlocutor a solução, modificando-lhe a percepção anterior.
Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.
O texto expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Este discurso, onde se valoriza a capacidade de apreensão, de construção e de expressão de argumentos, é constituído por uma ideia principal, confirmada por dados e razões que defendem a opinião emitida.
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.Texto Narrativo. ... Texto Descritivo. ... Texto Dissertativo. ... Texto Expositivo. ... Texto Injuntivo.
Chamamos de tipos textuais o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida, facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.
Qual a diferença entre gêneros e tipos textuais? Os gêneros textuais surgem a partir da função específica de cada forma de comunicação. Já os tipos textuais (tipologia) são as classificações dadas à estrutura linguística padrão segundo a qual o texto é produzido.
Os gêneros textuais são classificados conforme as características comuns que os textos apresentam em relação à linguagem e ao conteúdo. Existem muitos gêneros textuais, os quais promovem uma interação entre os interlocutores (emissor e receptor) de determinado discurso.
O que são os Tipos de Texto:
São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo.
Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.
Texto dissertativo é um formato de escrita que busca defender uma ideia central a partir da argumentação, valendo-se, portanto, de opiniões e provas, como dados, levantamentos, estatísticas, fatos, exemplos e quaisquer outros elementos que sejam capazes de sustentar a tese apresentada.
O texto dissertativo-argumentativo apresenta um ponto de vista e tem como objetivo persuadir e convencer o leitor a concordar com a ideia defendida. Já um texto dissertativo-expositivo busca expor um ponto de vista sem a necessidade de convencer o leitor.
Um texto expositivo é aquele que traz informações com o objetivo de expor e explicar um determinado tema ao leitor. O texto argumentativo, por outro lado, além de expor informações, também procura convencer o leitor de uma determinada tese por meio de argumentos.
Como funciona o resgate de fundos de investimento?
Como usar o seguro do cartão de crédito?
Como jogar com amigo Tennis Clash?
Como funciona um scanner de parede?
O que cobre o seguro do QuintoAndar?
Como o protocolo DHCP funciona?
Como funciona o transporte público no Japão?
Como referenciar imagem adaptada ABNT?
O que é uma pimenta ornamental?
Como registrar uma empresa MEI na Junta Comercial?
Como registrar um livro no copyright?
Como fazer para acrescentar um sobrenome ao meu nome?
Como faço para registrar uma Apostila?
Como registrar um nome de um curso?