As principais características dos metais são: maleabilidade, ductibilidade, condutibilidade e brilho.
Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.
Os metais em geral possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis e dúcteis (facilmente moldados em fios). Ametais: podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou sólida. Os ametais não são bons condutores de calor e eletricidade, e não podem ser moldados.
Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
Em nível macroscópico, as substâncias simples formadas por ametais possuem características opostas às substâncias simples formadas por metais, sendo assim: não possuem o brilho característico dos metais; não são bons condutores de calor e eletricidade; além de não serem facilmente transformados em lâminas ou em fios.
25 curiosidades que você vai gostar
O Hidrogênio é o elemento mais abundante do universo e é o elemento básico de toda e qualquer estrela. ... De forma molecular sempre diatômica, o Hidrogênio é um gás incolor, inodoro (sem odor) e insípido (sem sabor).
Com relação ao estado físico, os ametais apresentam representantes gasosos (gases nobre, flúor, cloro, oxigênio e nitrogênio), líquido (bromo) e sólidos (iodo, astato, enxofre, selênio, telúrio, fósforo, arsênio, silício e boro).
O grupo dos ametais é composto por 11 elementos químicos, são eles: Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).
> Leves: cobre, estanho, zinco, chumbo, platina, etc; > Pesados: alumínio, magnésio, titânio, etc. O cobre é um dos metais não ferrosos mais antigos.