Principais Características: bilateralidade, abstração, generalidade, imperatividade, heteronomia.
As principais características das normas são: BILATERALIDADE: a norma jurídica, geralmente, é vinculada a duas partes, seja jurídica, seja física. De um lado temos um sujeito com o poder de agir, de fazer o que está sendo imposto. Do outro lado, temos um sujeito com o poder subjetivo de exigir tal conduta.
Uma classificação funcional das normas jurídicas, com a ressalva de que toda classificação é precária, as dividiria em cinco grupos, sendo que os dois últimos seriam interligados: Normas organizatórias; Normas de competência; Normas técnicas; Normas de conduta; Normas sancionantes.
Esse texto apresenta três elementos essenciais: 1. O caráter vinculante; 2. A hipótese normativa; 3. A consequência jurídica.
A norma jurídica é aquela norma cuja execução será garantida por uma sanção externa e institucionalizada. Estruturalmente: Se A + B + C, então Cj:, onde A, B e C são os elementos de fato, A + B + C é o suporte fático (conjunto dos elementos de fato) e, Cj, a consequência jurídica.
38 curiosidades que você vai gostar
Norma jurídica, segundo, Paulo Dourado de Gusmão, é a proposição normativa inserida em uma ordem jurídica, garantida pelo poder público ou pelas organizações internacionais. Coloca ainda ele, que tal proposição pode disciplinar condutas ou atos, como pode não as ter por objeto, coercitivas e providas de sanção.
Podemos definir norma jurídica como um conjunto de normas que compõem o ordenamento jurídico, é responsável por regular a conduta do indivíduo, uma regra de conduta imposta, é a proposição normativa inserida em uma fórmula jurídica (lei, regulamento), garantida pelo Poder Público (Direito Interno) ou pelas organizações ...
Quanto à natureza das suas disposições as normas podem ser substantivas (definem e regulam relações jurídicas, criam direitos e impõem deveres – normas de direito material) e adjetivas (regulam o modo ou processo de efetivar as relações jurídicas – normas de direito processual).
7 Tipos de normas técnicas (ABNT, 2003)
Ex.: norma de base, normas de terminologia, norma de produtos, normas de ensaio, normas de segurança, norma de serviço, norma de interface. A tipologia estrutural estabelece a distinção entre normas de meio e norma de resultado.
Quais são as características da correta ergonomia para digitação?
Quando uma empresa é considerada inativa pela lei?
Como saber se a fonte é realmente 80 Plus?
O que define um ecossistema equilibrado?
O que caracteriza uma ação coletiva?
Quais são as etapas do processo de análise de cargos?
Como calcular menos 5% de um valor?
Como fazer hidratação no cabelo com café?
Qual sua idade tradução em inglês?
Quem faz as medições de terras?
Quem tem HPV de alto risco pode tomar a vacina?
O que é comatoso na enfermagem?
Qual a mordida mais forte crocodilo ou jacaré?
Quantas pessoas vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil?
É possível a conversão da pena de multa em pena privativa de liberdade?
Qual a validade do etanol no tanque?