Os agentes carcinogênicos podem ser químicos (tabaco, poluição etc.), físicos (radiação) ou biológicos (vírus, bactérias), como veremos a seguir (OTTO, 2002; BRASIL, 2002):
Grupo 1: O agente é carcinogênico a humanos. Quando há evidências suficientes de que o agente é carcinogênico para humanos; Grupo 2A: O agente provavelmente é carcinogênico a humanos.
Os agentes cancerígenos são uma miríade de substâncias que são capazes de promover uma alteração genética nas células do corpo humano. Alguns exemplos desses materiais incluem amianto, asbesto, benzopireno, benzeno, chumbo e estireno.
Qualquer agente químico, físico ou biológico que possa causar câncer. Exemplos de agentes carcinogênicos químicos: substâncias presentes no tabaco, certos solventes químicos etc. Exemplos de agentes carcinogênicos físicos: radiação ultravioleta, radioatividade etc.
Tipos de Carcinogénos Entre os mais conhecidos estão : fumo, álcool, arsênico, asbestos, benzeno, cromo, níquel, fenacetina, estrógenos, radiações, sacarina, prolactina, fenobarbitúricos e alguns pesticidas.
Estágio de promoção: as células geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores. A célula iniciada é transformada em célula maligna, de forma lenta e gradual.
A carcinogênese é um processo altamente complexo do qual participam fatores de risco herdados e fatores de risco ambientais, como a alimentação, o tabagismo, a ocupação e a exposição à radiação e a agentes químicos.
São considerados "comprovadamente cancerígenos aos humanos" os 118 agentes contidos na categoria "1". Os 363 itens da categoria "2A" e "2B" são avaliados como "provável" e "possivelmente" cancerígenos.
No Brasil, a legislação específica do Ministério do Trabalho e Emprego, reconhece como agentes cancerígenos, apenas cinco substâncias: benzeno,4-aminodifenil, benzidina, beta- naftilamina e 4-nitrodifenil.
Os agentes mutagênicos podem ser de três tipos: Agentes químicos: diversas substâncias consideradas cancerígenas, que desempenham seu papel alterando as ligações químicas, ou até mesmo substituindo nucleotídeos normais por moléculas similares. Radicais livres também catalisam reações químicas prejudiciais ao DNA.
Classe II : Substância provavelmente carcinogênicas para o homem.Estudos de toxicidade a longo prazo efetuados em animais.(Formol,cromio VI,benzeno).
Didaticamente, o processo de carcinogênese pode evoluir em três fases: de iniciação ou celular, de promoção ou tecidual e de progressão ou sistêmica. Na fase de iniciação, tanto fatores endógenos quanto exógenos podem, por um único evento, induzir um dano irreversível ao DNA de uma célula.
Legislação Brasileira No Brasil, a legislação específica do Ministério do Trabalho e Emprego, reconhece como agentes cancerígenos, apenas cinco substâncias: benzeno,4-aminodifenil, benzidina, beta- naftilamina e 4-nitrodifenil.
Esta definição também inclui qualquer substância que seja metabolizada em carcinogênicos ocupacionais pelos mamíferos (HUNTER, 1989). Legislação Brasileira
Como saber se o cadastro do Bolsa Família está atualizado?
Quando ocorre nulidade no processo?
Onde é utilizado o servo motor?
Qual a melhor Faculdade de Gestão Financeira?
Qual artigo da perda do objeto?
Quanto de P2O5 tem no super triplo?
Quais são as três maneiras de uma fibra muscular formar ATP?
Quem se responsabiliza pela garantia estendida?
Como pintar o cabelo com duas tinta?
O que fazer para eliminar os gases?
Pode levar pote de creme no avião?
Como saber o local que vou fazer a prova do Encceja?
É possível sentir os linfonodos?
Qual a diferença entre completiva nominal e objetiva indireta?