A literatura de cordel é popularmente conhecida a literatura tradicional da cultura popular brasileira, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, especialmente nos estados do Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Ceará.
Aqui no Brasil, a literatura de cordel popularizou-se por meio dos repentistas (ou violeiros), que se assemelham muito aos trovadores medievais por contarem uma história musicada e rimada nas ruas das cidades, popularizando os poemas que depois viriam a ser os cordéis.
Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados.
O formato dos folhetos têm origem nos cordéis portugueses, trazidos para o Brasil durante a colonização. Esses folhetos retratavam histórias de reis e rainhas e eram populares também em outros países europeus, como a Inglaterra, a França e a Espanha.
Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
Principais cordelistas brasileiros
A literatura de cordel aconteceu no Brasil graças às influências que Portugal trouxe consigo. Os cordéis medievais e trovadorescos aqui ganharam outros temas, fortalecendo a cultura regionalista (que hoje representa todo o Norte e Nordeste do Brasil) e tornando-se, no ano de 2018, patrimônio imaterial brasileiro.
A literatura de cordel veio junto com os portugueses, adentrando o Brasil pelo Nordeste e propagando essa cultura pela região nordestina do país, que, posteriormente, tornou-se referência em cordel. Por abordar histórias e situações características da região, o cordel fortaleceu o folclore e o imaginário regional.
O ponto de partida da Literatura de Cordel se deu na Idade Média, com o Trovadorismo. Nesta época, a literatura não era algo de fácil acesso, pois não existia imprensa para facilitar a divulgação de livros e as pessoas viviam trabalhando o dia inteiro para sobreviver, não restando muito tempo para outras atividades.
A literatura de cordel foi popularizada no Brasil por volta do século 18 e também ficou conhecida como poesia popular, porque contava histórias com os folclores regionais de maneira simples ...
No cordel os poetas contam uma história em formato de poesia, usando rimas. Muitos cordéis são declamados e ilustrados. O nome cordel vem do fato de, na origem desse tipo de literatura, os vendedores pendurarem os livros e folhetos em uma corda para venderem nas feiras livres. 1.
Quando a pessoa lembra de tudo?
O que tem que ter na mesa do bolo?
Como organizar eventos na escola?
Quanto tempo depois de comer Camarao da alergia?
Como decorar aniversário de casamento?
Como organizar a rotina pedagógica?
Como saber se um domínio está disponível?
Como criar vídeo para colocar no status do WhatsApp?
Como deve ser um ambiente de recepção?
Como chama a pisada para fora?
Como deixar looks prontos no Guarda-roupa?
Como organizar a playlist de música?
O que é preciso para ser dentista?
Como montar looks gastando pouco?
Como ordenar uma planilha no Excel?
Como iniciar no mundo da leitura?