Produto é qualquer bem corpóreo ou incorpóreo passível de apropriação que tenha valor econômico e possa ser objeto de relação de consumo. Incluem-se, entre esses produtos, a eletricidade e o gás. Podem ser: Moveis e Imóveis – os bens semoventes (animais) estão sujeitos à legislação ambiental.
Como já referido, o objeto da relação de consumo será o fornecimento de um produto ou a prestação de um serviço. O Código cuidou de defini-los, fazendo-o da seguinte forma: a) Produto: “é qualquer bem móvel ou imóvel, material ou imaterial”, (parágrafo 1º, do art. 3º da lei 8.078/90).
Tal dispositivo legal prescreve que pode ser produto qualquer bem corpóreo ou incorpório que possa ser adquirido com valor econômico, para a satisfação de uma necessidade do consumidor.
As relações de consumo são aquelas nas quais há, obrigatoriamente, a presença de três elementos: o consumidor, o fornecedor e um produto ou serviço. Se algum dos integrantes não estiver na situação, não é caracterizado um tipo de relação de consumo.
2º: “toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”. Consumidor em sentido coletivo é o descrito pelo parágrafo único do art. 2º: “Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo”.
17 curiosidades que você vai gostar
Os principais tipos de consumidores são o iniciador (que dá a ideia de compra), o influenciador (que a recomenda), o decisor (que é quem bate o martelo para que ela aconteça), o comprador (que a efetiva) e o usuário (que se beneficia dela).
No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo. O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos.
A relação jurídica obrigacional é composta por três elementos essenciais, que são: o subjetivo, o objetivo e o espiritual. O subjetivo ou pessoal, que diz respeito aos sujeitos da relação jurídica, ou seja, o sujeito ativo (credor) e o sujeito passivo (devedor).
A doutrina costuma evidenciar a relação jurídica a partir de três elementos, a saber: os sujeitos, o objeto e o vínculo jurídico. Quanto aos sujeitos, diz-se que uma relação jurídica só pode existir entre duas ou mais pessoas. Sujeitos da relação jurídica seriam, pois, as pessoas naturais ou jurídicas.
Como podemos medir uma grandeza física?
Quais equipamentos necessários para montar uma barbearia?
Como respeitar animais marinhos?
Como jogar bem PUBG Mobile no celular?
O que se deve fazer para acelerar a separação dos componentes de uma mistura?
Como escreve usando algarismos?
Qual o valor do m2 de pintura?
O que é tecnologia e como ela está presente no seu cotidiano?
O que significa veia na gíria?
Qual o significado da ventosa?
O que significam os símbolos nas embalagens?
O que se estuda em Economia e mercado?
Como abreviar o nome variedades?
Como pode verificar o desempenho motor de uma pessoa?
Qual a forma correta de escrever veem?
Como se movimenta a borboleta?
Quem fala a última frase de Friends?
Como escrever uma carta para o banco?