De acordo com Cohen e Hill (2007), grupos religiosos podem ser considerados como comunidades culturais, pois religiões são sistemas que enfatizam valores e crenças específicos, tais como obediência à autoridade, crença nas leis da natureza, respeito à familia e justiça social.
Neste sentido, a religião se cons- titui enquanto fenômeno cultural, social e histórico que se desenvolve na experiência de vida em comunidade. Crenças e costumes religiosos influenciam marcadamente a formação de sistemas de valores morais, sociais e, inclusive, políticos e econômicos (Basáñes & Moreno, 1994).
A influência da religiosidade e espiritualidade na saúde e qualidade de vida de indivíduos é foco de interesse da sociedade há décadas. Enquanto muitos acreditam em benefícios da crença como forma complementar de tratamentos, outros enxergam nela prejuízos para os métodos da medicina tradicional.
A religião pode proporcionar um sistema de orientação que faz a vida compreensível e interpretável, servindo para definir os caminhos (maneiras) para se fazer as coisas (práticas estabelecidas) e proporcionar uma série de aparatos para o comportamento social podendo fomentar ou desaprovar um comportamento de escolha de ...
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
A concepção básica do Taoísmo é a existência de um Ser que é o princípio de todas as coisas, um Ser inominado, que Lao Tseu designou por “'Tao”. Este “Principio” é traduzido de várias maneiras pelos estudiosos.
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
Conforme apontam Assis et al. (2006), a aderência das práticas religiosas pode ser considerada como um fator protetivo, uma vez que permite o fortalecimento de vínculos no relacionamento familiar, na provisão de apoio, suporte e respeito mútuo.
O ético é uma exigência prévia para aquilo que é religioso, e o ético permanece intacto, mesmo quando é transcendido pelo religioso. Nota-se que a ética e a religião podem caminhar em harmonia e ambas contribuindo para a formação dos indivíduos.
A fé é o principal valor religioso independentemente da crença ou religião de uma pessoa. Seja ela católica, evangélica ou espírita, acreditar em um Deus supremo é o que mantém essa categoria de valores. Apesar de estarem se adaptando ao século, parte dos valores religiosos continuarão os mesmos, como a caridade e a esperança num amanhã melhor.
Este artigo aborda a ética, a moral, assim como, os aspectos culturais influenciadores na formação de ideologia de uma sociedade. Vivemos em época de grandes transformações, onde a célula base para a semeadura de valores morais é indiscutivelmente a família.
Valores são características que definem pessoas e grupos, bem como os seus respectivos modos de agir em sociedade. Adquiridos de berço ou ao longo da vida, os valores determinam como o indivíduo é, a sua verdadeira essência, enquanto ajudam no controle e na manutenção da sociedade também.
Quanto custa um nutricionista esportivo?
Qual é o clima mais quente do Brasil?
Como colocar imagem de fundo no pc windows 7?
Qual a diferença entre chinelo e sandália para a Havaianas?
O que se entende por administração?
É verdade que toda verruga é HPV?
Com quantos anos pode doar sangue?
Como fazer uma proposta comercial?
Porque Santo Antônio é chamado de casamenteiro?
O que é a matriz extracelular?
Como se lê os números ordinais?
Como substituir as panelas de alumínio?
Quem tem refluxo pode comer beterraba e cenoura?
Quem pode ser um microempreendedor individual?
Como criar o whatsapp business?
Como limpar e consagrar cristais?
Quais são os objetivos do Sistema Único de Saúde?
Quando se perde uma ação a quem se paga as custas do processo?