Tipos de dilatação térmica
De 4 ºC até 100 ºC, a água comporta-se normalmente como qualquer outra substância, aumentando seu volume quando aquecida, mas de 0ºC a 4ºC, ela se contrai ao ser aquecida, ao invés de se dilatar.
A dilatação térmica dos sólidos é um fenômeno que ocorre quando corpos que se encontram no estado sólido ou cristalino são expostos a uma grande variação de temperatura, de modo que as suas dimensões de comprimento, área ou volume são alteradas.
A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. ... Um exemplo do como o processo de dilatação térmica é diferente em cada corpo, é quando esquentamos um recipiente de vidro com tampa para que ele abra com mais facilidade.
Dilatação linear Essas variações estão diretamente relacionadas a três fatores: o comprimento inicial do objeto (representada por L0); o material de que ele é feito (representado por α ); a variação de temperatura sofrida por ele (representada por Δ T ).
O álcool tem um coeficiente de dilatação muito maior do que o mercúrio e ambos são utilizados na fabricação de termômetros. Na simulação, podemos observar o fenômeno da dilatação linear em um fio: quando há aumento de temperatura, há um aumento na extensão do fio.
Essa grandeza, medida em ºC-1(lê-se: 1 sobre graus Celsius), fornece-nos quão grande é a dilatação de alguma substância, para cada 1ºC de variação em sua temperatura.
A dilatação volumétrica ocorre nas três dimensões de um corpo que apresenta um volume inicial qualquer. A determinação da variação do volume (ΔV) sofrida pelo corpo depende do volume inicial (V0), do coeficiente de dilatação volumétrica (γ) e da variação de temperatura (ΔT).
Processos de propagação de calor. O calor se propaga sempre que há diferença de temperatura entre dois ou mais corpos. Essa propagação ocorre sempre do corpo de maior para o de menor temperatura. Trata-se da transferência de energia térmica (calor) pela matéria em movimento devido à diferença de densidades dessa matéria.
O resultado disso é um aumento no tamanho do objeto, ou seja, quando aquecido, ele sofre uma dilatação. O aumento de temperatura provoca um afastamento das moléculas e um consequente aumento do tamanho do corpo. Com o aumento da agitação molecular, as moléculas ficam mais afastadas uma das outras.
Um fato interessante que ocorre durante a mudança de estado físico é que a temperatura do corpo permanece constante, e isso ocorre porque o calor trocado não está sendo usado para alterar o grau de agitação ou movimentação das moléculas. Nesse caso, ele está sendo usado para alterar o grau de ligação delas.
Toda e qualquer modificação que ocorre com a matéria pode ser considerada um fenômeno. Esses fenômenos podem ser físicos ou químicos. A substância que constitui a matéria não passa por transformação alguma. Sendo assim, sua forma, tamanho, aparência podem mudar, mas não sua composição. Exemplo: Solidificação da água.
Como saber se a pedra de jade e verdadeira?
Como referenciar artigo publicado em congresso?
Como reexibir várias colunas ocultas no Excel?
Como colocar um roteador no modem da Oi?
Quando o celular queima a placa tem conserto?
Como identificar a porta de um serviço?
O que fazer quando a constatação foi negada?
Quem tem pressão alta e baixa ao mesmo tempo?
Como resolver potências com bases diferentes?
Como saber se minha placa de rede e onboard ou offboard?
Como fazer referência de aplicativo?
Como fazer referência da Carta de Ottawa?
Como redefinir link de grupo de WhatsApp?
Como um vereador cria um projeto?
Como referenciar a Capes ABNT?