Assim, são apresen- tadas as representações das três fases do arquivamento por que passam os documentos (corrente, intermediária e permanente) e a do ciclo vital de documentos proposta por James Rhoads (1989) (nascimento, vida ativa/ produtiva, morte ou destruição, e reencarnação).
Dentro do universo da gestão documental, existe um conceito que costumamos chamar de ciclo de vida de documentos.
...
As fases do ciclo de vida de documentosFase corrente. ... Fase intermediária. ... Fase permanente.
O ciclo de vida dos documentos é o elemento que forma o pano de fundo para as intervenções arquivísticas e divide os arquivos de acordo com as fases ativa, semiativa e inativa dos documentos denominando-os, respectivamente: corrente, intermediário e permanente ou de 1ª idade, 2ª idade e 3ª idade, respectivamente.
Ciclo de vida dos documentosTrês idades do arquivo. ... Corrente (1ª idade) ... Intermediário (2ª idade) ... Permanente (3ª idade) ... Fases da gestão de documentos. ... Tabela de temporalidade. ... A destinação final dos documentos.
As 3 fases do ciclo de vida de um documento1ª idade. A fase corrente, ou 1ª idade, é o primeiro estágio da atividade. ... 2ª idade. A segunda fase é a intermediária, ou 2ª idade, na qual os documentos continuam tendo valor primário, mas não são mais necessários frequentemente, e sim ocasionalmente. ... 3ª idade.
27 curiosidades que você vai gostar
A Arquivologia alcança diversos conceitos, dentre eles o conceito do ciclo de vida documental ou ciclo de vida dos documentos, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela freqüência e pelo tipo de utilização que dele é feita.
A Teoria das Três Idades corresponde às fases de um documento, compreendidas desde a sua produção até o destino final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Saiba tudo sobre essa teoria.
b) De acordo com o estágio de evolução, os arquivos podem ser genéricos, departamentais ou corporativos.
...
Com relação a natureza do assunto dos documentos, podemos classificá-los em:a) Privado e público.b) Históricos e não históricos.c) Permanentes e correntes.d) Ostensivos e sigilosos.
Os documentos passam por três fases de arquivamento para cumprirem seu ciclo vital: fase corrente, fase intermediária e fase permanente.
Instrumentos de gestão documentalPlano de Classificação e Tabela de Temporalidade. ... Editais e listagens de descarte de documentos. ... Manual de tratamento de informações com restrição de acesso. ... Manual de redação.
Tipos de ciclos de vidaOs seres vivos podem reproduzir-se de duas maneiras principais: sexuadamente ou assexuadamente. ... Organismos com reprodução sexuada podem apresentar três tipos de ciclos reprodutivos diferentes: ciclo haplobionte haplonte, ciclo haplobionte diplonte e ciclo diplobionte. ... → Ciclo haplobionte haplonte.
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Infância, fase adulta e velhice: fases da vida. Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra.
O ciclo vital é o conjunto das fases da vida onde é suposto realizar-se uma série de transições e de superar uma série de provas e de crises. ... Os indivíduos passam por diferentes etapas do ciclo de vida: a infância, a juventude, a maturidade, a velhice.
As fases da vida documental também podem ser nominadas como 1ª idade, 2ª idade e 3ª idade. No que se refere ao tempo de guarda de cada tipo de documento, a arquivologia diz que arquivos correntes devem ser mantidos de um a 10 anos; intermediários, por 20 anos e permanentes, entre 25 e 30 anos após o fim do trâmite.
Os arquivos possuem inúmeras características. ... Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos podem ser classificados em setoriais, centrais ou distritais. Quanto à entidade mantenedora, os arquivos podem ser classificados em: públicos, institucionais, comerciais e pessoais.
Teoria das Três IdadesCorrente: É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo. ... Intermediário: É arquivo semi-ativo, de uso administrativo. ... Permanente: É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido.
É importante que você saiba também que as três idades dos arquivos são: corrente, intermediária e permanente, mas que iremos nos focar nesta última, que é a que desejamos orientar a organização no decorrer da explanação.
Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizarArquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ... Método alfabético. ... Método numérico. ... Método eletrônico. ... Método geográfico. ... Método temático.
Ordenação Geográfica: disposição de acordo com as unidades territoriais (países, estados, municípios, distritos, bairros e outras). Ordenação Temática: disposição de acordo com temas ou assuntos. Ordenação Numérica: disposição de acordo com a sequência numérica atribuída aos documentos.
Existem seis principais métodos de classificação: as classificações supervisionadas e não supervisionadas (Supervised Classification and Unsupervised Classification), a interpretação visual (Visual Observation), as redes neurais artificiais (Artificial Neural Network), classificação baseada no conhecimento ( ...
Quanto à sua origem os documentos podem ser divididos em públicos e privados: Públicos: são emitidos e/ou recebidos por um órgão governamental na gestão de suas atividades ou mediante procuração de autoridade pública.
Nesse contexto, também emerge o conceito das três idades documentais ou ciclo vital dos documentos. A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos. armazenamento dos documentos.
De maneira resumida, a gestão documental tem o objetivo de realizar o gerenciamento de informações relevantes, permitindo o bom funcionamento da empresa. Atualmente, as melhores práticas de gestão de documentos envolvem a digitalização dos mesmos, garantindo muito mais eficácia se comparada à gestão manual.
Como funciona um sistema de gestão de documentos? Essa é uma ferramenta de gerenciamento de arquivos eletrônicos que serve para organizar os documentos. ... O sistema é capaz de armazenar e disponibilizar as informações de maneira simples e eficaz para todos os envolvidos no processo.
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.