Porém, para cada necessidade e forma de plantio, há um tipo de irrigação adequada:Irrigação localizada. ... Irrigação por aspersão. ... Pivot central. ... Fertirrigação. ... Micro aspersão. ... Irrigação de Superfície.
Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.
O melhor sistema de irrigação tem retorno garantido.- Gotejamento – O sistema de irrigação por gotejamento, é feito através de tubos instalados no solo que distribuem a água diretamente para a raiz da planta, de forma uniforme, no momento e na quantidade certa. ... - Pivô – ... - Aspersão –
Conheça os sistemas mais usados:Irrigação Localizada. É uma técnica muito utilizada nos dias atuais, ela é aplicada nas regiões mais áridas onde necessitam de água. ... Irrigação por aspersão. ... Pivot Central. ... Fertirrigação. ... Microaspersão.
Tipos de sistema de irrigação por aspersãoSistema de captação;Sistema de bombeamento;Tubulação de recalque ou linha principal;Ramal ou linha lateral; e.Aspersores.
21 curiosidades que você vai gostar
Segundo os cálculos já projetados, são necessários 25 aspersores por hectare.
d)Acessórios: Os acessórios mais comuns são, tampão final, haste de subida do aspersor, engate rápido para aspersores com válvula de saída, curvas, válvulas de linha, cotovelos de derivação, manômetros, registros de gaveta, derivação em "T", válvula de retenção, borrachas de vedação, etc.
Principais tipos de irrigaçãoIrrigação localizada. É uma das técnicas mais utilizadas, principalmente nas áreas mais secas, onde a água é aplicada nas raízes das plantas, ocupando o seu redor para atingir maior profundidade. ... Irrigação por aspersão. ... Pivot central. ... Fertirrigação. ... Micro aspersão. ... Irrigação de Superfície.
IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE
Canais de irrigação são usados para irrigar ruas plantadas em canteiros elevados. Ambos podem ser irrigados através de bacias em nível rodeadas de pequenos diques. Em todos os sistemas de superfície a água flui por gravidade.
O melhor sistema de irrigação para uso em horta, flores, árvores e outras tarefas de rega é a irrigação por gotejamento. Um sistema de irrigação por gotejamento de jardim economiza água, tempo e dinheiro.
Em projetos de sistema de irrigação por aspersão automatizados, o custo gira em torno de R$ 8.000 por hectare e para sistemas manuais, o investimento se aproxima de R$ 6.000 por hectare.
Métodos e sistemas de irrigação. O método de irrigação é a forma pela qual a água será aplicada às culturas. Segundo o documento Seleção do Sistema de Irrigação, da Embrapa, são basicamente quatro: superfície, aspersão, localizada e subirrigação.
Irrigação superficial
Neste tipo a água é conduzida para o ponto de infiltração diretamente pela superfície do solo. Os sistemas de irrigação mais comuns para esse tipo são as irrigações por inundações e as irrigações por sulcos. Esse tipo de irrigação é bastante utilizado no sul do Brasil e na produção de arroz.
A quantidade de chuva, velocidade e frequência dos ventos é o princípio que vai decidir o foco da sua irrigação. Se vai ser um sistema de complementação ou um sistema necessário. Cultivos em áreas com ausência de chuva, principalmente durante o período de crescimento, requerem obrigatoriamente um sistema de irrigação.
Sistema de aspersão em malha
É muito utilizado em projetos pequenos, em que serão irrigados menos de trinta hectares. Nesse caso, o custo de investimento é mais barato quando comparado ao pivô central. Em maior escala, é utilizado onde a declividade do terreno não permite a utilização de pivô central.
A irrigação por gotejamento é uma técnica bastante viável, pois apesar de maior custo inicial, tem a vantagem de possibilitar o fracionamento dos fertilizantes aplicados com a água de irrigação, possibilita o controle mais efetivo do volume de rega, baixo consumo de energia e de mão de obra de operação e rega diária, ...
No quesito sistema de funcionamento, existem duas principais diferenciações entre os tipos mais comuns de aspersor: os fixos, que funcionam como difusores, e os rotativos.
O sistema de aspersão de gotas do tipo jato-placa, ilustrado na Figura 1, é caracterizado como aquele que gera uma precipitação artificial obtida através da desintegração, na forma de gotas, de um jato de água emitido diretamente contra um obstáculo fixo, neste caso uma placa aspersora.
“A quantidade mínima seria de 50 mil litros por hectare ao dia, mas essa quantidade pode variar para mais de acordo com a sua capacidade de retenção de água pelo solo e de acordo com o seu clima. Você pode ter uma demanda maior que essa e chegar a até 80 mil litros.
Em projetos de irrigação de pastagem a vazão necessária pode variar de 1.400 a 4.200 litros por hora por hectare irrigado.
Então, em cada hectare de grama tifton, seriam necessários 40 mil litros de água diariamente.
A seleção dos aspersores, o consumo de energia e a jornada diária de serviço são fatores essenciais que podem determinar a viabilidade de um projeto de irrigação.
Seja por aspersão, localizada ou por superfície, um projeto de irrigação leva em consideração aspectos como área, cultura, solo, topografia e dimensionamento hidráulico.
Como lidar com as incertezas da vida?
Como funciona o pagamento do Ecad?
Como detectar monóxido de carbono no ambiente?
Como surgiu o socialismo na Rússia?
Como desbloquear os personagens do Marvel vs Capcom Infinite?
Quem deve cuidar do idoso na família?
Como funciona pagamento adiantado de financiamento?
Qual a história de Adão e Eva?
O que fazer quando sua mãe relação tóxica?
Como se destacar no trabalho livro?
Como funciona motor elétrico sem escovas?
O que fazer para superar a dor da perda?
O que é o disco embrionário trilaminar?
Como é a organização estrutural do músculo?
O que fazer para ser um bom recruta?