A “revisão sistemática” é um tipo de investigação científica. Essas revisões são consideradas estudos observacionais retrospectivos ou estudos experimentais de recuperação e análise crítica da literatura.
As revisões de literatura podem ser de três tipos: revisões narrativas, revisões integrativas e revisões sistemáticas. Cada uma delas possui critérios de coleta e análise distintos. ? As revisões narrativas buscam descrever ou discutir o estado atual do tema pesquisado.
Revisão sistemática: Aprenda de uma vez sobre esse processoElabore a pergunta-chave da pesquisa. ... Busque referências na literatura. ... Selecione os melhores artigos. ... Faça a extração dos dados. ... Avalie a qualidade metodológica. ... Faça a síntese dos dados. ... Avalie a qualidade das evidências. ... Redija e publique os resultados.
Revisão sistemática é um tipo de revisão que se propõe a responder uma pergunta específica de forma objetiva e imparcial. Para isso utiliza métodos sistemáticos e definidos a priori na identificação e seleção dos estudos, extração dos dados e análise dos resultados.
Qual a diferença entre revisão sistemática e integrativa? Com base em Ercole, Melo e Alcoforado (2014), enquanto a revisão integrativa tem uma busca mais ampla de estudos sobre um tema a revisão sistemática procura responder uma pergunta problema específica dentro de um tema específico.
15 curiosidades que você vai gostar
O método de revisão integrativa permite a combinação de dados da literatura empírica e teórica que podem ser direcionados à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico.
Você sabe a diferença entre elas? Revisão de literatura: Representa a leitura e avaliação de pesquisas já realizadas e publicadas; Revisão sistemática: É considerado um método de pesquisa, pois considera os dados de pesquisas já realizadas para reunir evidências e chegar a uma conclusão.
As revisões sistemáticas são desenhadas para ser metódicas, explícitas e passíveis de reprodução. Esse tipo de estudo serve para nortear o desenvolvimento de projetos, indicando novos rumos para futuras investigações e identificando quais métodos de pesquisa foram utilizados em uma área.
Embora sejam frequentemente usados como sinônimos, o termo revisão sistemática caracteriza o delineamento de estudo conduzido com abordagem sistemática e descrição objetiva da evidência sumarizada. Já o termo metanálise caracteriza o método estatístico de análise de evidência reunida sistematicamente1.
O que é ser bonito por dentro e por fora?
O que fazer para se sentir confiante?
Como ficar mais bonita sem gastar muito?
O que é preciso para ser um mentalista?
Quanto ganha um Capelão hospitalar?
O que é ser elegante Glória Kalil?
Como selecionar um texto que não dá pra selecionar?
Como sublinhar palavras no caderno?
Qual é o consórcio mais fácil de ser contemplado?
Como ser bom no truco Paulista?
Como identificar os pontos cardeais através do sol?
Como faço para ser Cambista da Major Sport?