Oyà Biniká A senhora do vento quente, ligada a Oxumare e Omolu. Oyá Olokere ou Olokuere – ligada a Ogun, Odé, guerreira e caçadora. Oyá Tanan ou Furé-Igbalé, a que recebe no portal os mortos/eguns/veste branco e mariwo, ligada a Oxalá e Nanã ao bambuzal.
Oiá (em iorubá: Oyá), também chamado Iansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. ... O nome Iansã trata-se de um título que Oiá recebeu de Xangô, que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer.
CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ:
Ọya Bágan é uma das denominações de Ọya, senhora dos ventos. Bágan significa: firme e determinada. Ela comanda o comércio junto com Èṣù. Seus filhos são iniciados no Òde Ilé awọn Òrìṣà (em um quarto, na área externa da casa dos Orixás).
Características do Orixá:
Oyá Oníra é doce e autoritária. Controla junto com Oxum o conhecimento das magias para encanto e sedução. Na Nigéria seu culto é feito no encontro das águas dos rios. Número: 9 (Odù òsá – ajuda).
O nome de Iansã é uma contração de Iya mèsàn orun, ou seja, "mãe dos nove céus".
44 curiosidades que você vai gostar
Ọya Tọ́pẹ́ é uma das denominações de Ọya-Yánsàn. Ela recebeu esse título quando Ògún Alágbẹ̀de, o Òrìṣà que iniciou a confecção de todos os objetos de metais, lhe presenteou com a Idà irin pupa (espada em metal vermelho - cobre), por isso; Tọ́pẹ́ (habilidosa e agradecida).
Com grandes chifradas IANSÃ rasgou-lhes a barriga, pisou sobre os corpos e rodou-os no ar. ... IANSÃ poupou seus filhos que a seguiam chorando e dizendo: Nossa mãe, nossa mãe!
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p.
IANSÃ foi mulher de OGUM, mas foi embora com Xangô. Oxum seduziu IANSÃ, mas logo abandonou-a e temos finalmente a versão de uma relação entre Ogum e Odé, que apesar disto continuaram suas vidas solitárias na floresta. Iemanjá casou com Orixalá, mas o traiu com orunmilá.
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
O número 9 é sagrada a Iansã, nove também são as qualidades de Iansã e 4 são as Oyás de culto Igbalé. Senhora dos ventos, dos tufões, das nuvens de chumbo, tempestades, das águas agitadas pelo vento, águas do seu rio Níger, onde é cultuada.
Mas temos que observar que cada falange de POMBA GIRA tem uma função específica, uma vertente de atuação e de ligação, por exemplo MARIA PADILHA, sua falange como um todo esta ligada a IANSÃ, no entanto a MARIA PADILHA DAS ALMAS, mesmo tendo o seu vínculo ela desempenha a sua atuação na linha das almas mantendo sua ...
A cor de Iansã usada na Umbanda é o Amarelo. (No candomblé e em alguns tipos de umbanda “traçada” (que misturam candomblé com umbanda) usam-se as cores vermelha, marron e rosa).
Eles não comem abóbora por gratidão, por acreditar na lenda que Iansã, ao ser perseguida, se salvou ao se esconder em uma plantação de abóbora.
Não possuem filtro e falam o que vêm à cabeça. Sua sorte é que as pessoas mais próximas não levam a sério suas explosões, chegando até a se divertirem com esse seu jeito sarcástico de dizer verdades ácidas. Se você convive com um filho de Iansã, o ideal é não gritar e nem tentar controlá-lo.
Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.
Iansã é um Orixá que teve seu culto nascido na Nigéria, mais especificamente nas margens do Rio Niger que chegou ao Brasil juntamente com os negros escravos. Na juventude, Iansã viajou por muitos reinos e foi a paixão de muitos reis, entre eles Exu, Oxossi, Ogum, Logun-Edé.
Iansã carrega consigo o Irukerê/Eruexim (artefato feito com o rabo de búfalo), usado pra conduzir os Eguns (espíritos desencarnados) na passagem da morte. Na outra mão Oyá carrega uma espada de cobre afiada - só sendo maluco pra mexer com quem ela protege!
A palavra Ìgbàlè significa – pequena mata, lugar sagrado; tem a conotação de “A Floresta Sagrada dos Egúngun” ou “O Bosque Sagrado dos Ancestrais”.
Exu Inã também é protetor e zelador do terreiro e o primeiro a ser invocado no Padê8 (CACCIATORE,1988, p. 119). Para cada aspecto de um orixá, Exu recebe um nome específico. Por exemplo, o Exu que trabalha na linha de Xangô, Obaluaiê, Ogun e Oxum é chamado de Exu Marabô (CACCIATORE, 1988, p.
Características do Orixá: Oyá Oníra é das denominações de Yánsàn. Para os yorubás, Oníra é representada pela Àfòpinà dàra mimo (Linda borboleta sagrada), pois segundo um Ìtàn (mito) yorùbá , Oyá Oníra transformou-se em uma linda borboleta com ajuda de Exu, para encantar seu marido Xangô.
Orum (em iorubá: Orun) é uma palavra da língua iorubá que define, na mitologia iorubá, o céu ou o mundo espiritual, paralelo ao Aiê, mundo físico.
Ogum é uma divindade de origem africana (orixá) cultuado em religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. Ogum é o orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem e força. ... Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé).
Quais são os dois números cuja soma é 5 e cujo produto e 50?
O que é o desenvolvimento de um artigo?
Como fazer um Saci de papel higiênico?
Tem aeroporto em Cabo de Santo Agostinho?
Como entrar Escola Preparatória de Cadetes do Exército?
Como fazer um balanço de corda?
Quanto tempo dura um curso de inspetor de Qualidade?
Como reiniciar um notebook Acer travado?
Como é que faz um balanço social?
Como aprender a escrever bem em inglês?
Como manter uma conversa interessante no WhatsApp?
Como montar um cantinho com cristais?
Como usar forma de alumínio no forno?
O que escrever no relatório individual do aluno educação infantil?
Como colocar o extensor na calça?
Como usar fone de ouvido e caixa de som ao mesmo tempo no PC?