Materiais EmpregadosAço Ferramenta.Aço Rápido.Ligas Fundidas.Metal Duro.Cermet.Cerâmica.Nitreto de Boro Cúbico Cristalino.Diamante.
1.1.1 Metal Duro
Afinal, o metal duro é o material para ferramentas mais utilizado na indústria devido à combinação de dureza a temperatura ambiente, dureza a quente, resistência ao desgaste e a tenacidade, obtida através de uma variação da composição química.
Abaixo estão os principais materiais e suas características:Aço Ferramenta. ... Aço Rápido. ... Ligas Fundidas. ... Metal Duro. ... Cermet. ... Cerâmica. ... Nitretos de boros cúbicos cristalinos.
Material da ferramenta de corte cerâmica
Cerâmicas com óxido são à base de óxido de alumínio (Al2O3), com adição de zircônio (ZrO2) para inibição de trincas. para gerar um material quimicamente muito estável, mas que não tem resistência a choque térmico.
Aço carbono. • ... Aço Rápido. • O 1° grande impulso para materiais para ferramentas de corte. ... Metal Dura (WIDIA) • O 2° grande impulso (surgiram em 1927) ... Cerâmica. • São divididas basicamente em dois grandes grupos: ... CBN. • Segundo material de maior dureza conhecido. ... Diamante. •
33 curiosidades que você vai gostar
Atualmente, o metal duro com e sem cobertura e o cermet com base TiC-TiN são os principais materiais para ferramentas no mercado, pois possuem o melhor equilíbrio entre dureza e tenacidade.
Tais características são obtidas com a adição de altos teores de carbono e ligas como tungstênio, molibdênio, vanádio, manganês e cromo. A maior parte dos aços-ferramenta é forjada.
As ferramentas de óxidos metálicos ou de cerâmica, como são também designadas, possibilitam altas velocidade de corte. Sendo assim as máquinas ferramentas necessitam altas potências de corte e rigidez mecânica.
A razão é que esses materiais apresentam inércia química superior, propriedades óticas, elétricas e magnéticas, resistência à corrosão e oxidação, propriedades mecânicas como alta resistência ao desgaste e dureza e alta resistência e rigidez em temperaturas elevadas [7].