Tipos de irradiaçãoIrradiação Direta (Rd)Irradiação Difusa (RDif)Irradiação Refletida (Rref)Irradiação Global (Rglo)
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.
3) Todo tipo de radiação é prejudicial ao ser humano?Mutações genéticas (radiações ionizantes)Inflamação dos olhos (ultravioleta e infravermelho)Queimadura na pele (ultravioleta e infravermelho)
Enquanto a palavra radiação refere-se à energia que é emitida na forma de ondas eletromagnéticas, a irradiação refere-se à exposição a essa radiação. Por exemplo: a radiação solar irradia o planeta Terra, provendo-lhe de energia em forma de calor e luz visível.
43 curiosidades que você vai gostar
é a propagação de energia sem a necessidade de meio material. É a quantidade de radiação solar em determinado intervalo de tempo. Geralmente, é medida em watt por hora por metro quadrado (Wh/m2).
As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. Em relação à exposição às radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque.
Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear.
As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).
Radiações de certos comprimentos de onda, chamadas de radiações ionizantes, têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).
Radioatividade é a liberação de uma energia invisível chamada de radiação ionizante, que atravessa o ar e as paredes, partindo de um material radioativo. No nosso planeta existem vinte e oito elementos radioativos naturais dispersos em todos os meios.
A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética. A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade.
Para que serve. Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.
Conhecer os principais tipos de radiação ionizante (partículas alfa, partículas beta, raios X e raios gama), e saber as diferenças entre elas.
A condução e a convecção são formas de propagação de calor que para ocorrer é necessário que haja meio material, contudo, existe uma forma de propagação de calor que não necessita de um meio material (vácuo) para se propagar, esta é a irradiação térmica.
Processo natural e artificial
Por exemplo, o urânio, o polônio, o tório e o rádio. Já a radioatividade artificial acontece quando há o bombardeamento de um átomo com partículas aceleradas, como a alfa, a beta, o nêutron o próton e outros. Nesses casos, surgem outros elementos que não são encontrados na natureza.
Se um fundo de investimento tiver um Alfa positivo, por exemplo, significa que um ativo ou carteira de ativos superou a expectativa de rendimento prevista. Já o índice Beta é usado para medir o risco sistemático de um ativo usando como comparação o comportamento do mercado.
A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. Como exemplo podem ser citados potássio-40, carbono-14, iodo-132, bário-126 entre outros. O decaimento beta é amplamente utilizado na medicina em fontes de braquiterapia para o tratamento de câncer e diagnósticos médicos.
Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.
O Calcanhar de Elefante é o nome concedido a uma grande massa de corium, material semelhante à lava criado no núcleo de um reator nuclear após um acidente, formada logo após o desastre de Chernobil. Atualmente, está enterrado em um corredor de distribuição de vapor sob o reator, sendo ainda hoje mortalmente radioativo.
Ao mesmo tempo em que ajuda os médicos a diagnosticar doenças, a radiação pode ser perigosa. Se for em grande quantidade ou muito repetida, ela pode alterar o DNA das células humanas. Olhos, tireoide, medula óssea e sistema reprodutor são as partes mais sensíveis.
Raios UVB estão mais ligados ao câncer de pele
Tanto os raios UVA quanto os raios UVB podem danificar a pele. No entanto, o prejuízo causado por cada um é diferente. “O principal responsável pela queimadura solar é o UVB. A pele começa a ficar vermelha cerca de 2 a 7 horas depois da exposição ao sol.
Medicina: A irradiação possui várias aplicações na medicina. Uma delas é a radioterapia, empregada no tratamento de tumores. Também existem os radiofármacos, usados em avaliações neurológicas e cardiológicas, e os radioisótopos, cujo elemento mais comum é o iodo 131, que auxilia no diagnóstico de doenças da tireoide.
Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc – para detectar trincas, falhas ou corrosões. No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos,…; na conservação de alimentos; na esterilização de seringas descartáveis; etc.
Podemos citar algumas, como as torres de microondas próximas de residências, os aparelhos celulares, as redes wireless, wi-fi, Bluetooth que mesmo com radiações baixas são de emissão contínua e podem causar algum tipo de conseqüência.
Quais são as cidades mais frias do Paraná?
Quais são os produtos mais consumidos?
O que causou a queda do Muro de Berlim?
Quais são os parasitas Monoxenos?
Quais as funções de um servente?
Qual é melhor cimento ou concreto?
Quanto que é o salário de Luciano Huck?
Quais são as cores em inglês e português?
Quais são os níveis de ansiedade?
Qual é a estrutura de uma narrativa?
Quais os sintomas de inflamação no nervo ciático?