Tipos de interjeiçãoAdmiração: “Ah!”, “Oh!”, “Uau!”.Alívio: “Ufa!”, “Ah!”, “Uh!”.Animação: “Coragem!”, “Vamos!”, “Força!”.Apelo: “Ei!”, “Oh!”, “Psiu!”.Aplauso: “Bravo!”, “Bis!”, “Eh!”.Desejo: “Oh!”, “Tomara!”, “Oxalá!”.Dor: “Ai!”, “Ui!”, “Oh!”.Dúvida: “Hum?!”, “Hein?!”, “Hã?!”.
Interjeição é toda palavra que expressa sentimentos e emoções de formas variadas. Exemplos: ah!, ufa!, oba!, etc. As interjeições aparecem quase sempre seguidas de um ponto de exclamação, que pode estar imediatamente depois delas ou no final da frase: Exemplos: Credo! ... Exemplo: psiu!
A interjeição é a palavra ou expressão invariável que corresponde as diversas emoções do emissor ou do escritor, como saudade, espanto, alívio, medo, etc. Uma determinada interjeição pode ter sentido variado e possibilitar interjeições diferentes com sentidos similares. Leia os exemplos abaixo: Exemplo 1: Ah!
O uso de palavras ou locuções para expressar emoções é chamado de interjeição. As interjeições podem ser: apenas um som vocálico (Oh!, Ah!), uma palavra (Oba!, Vamos!, Uai!, Silêncio! ) ... ou um grupo de palavras (Não diga!, Puxa vida!, Ora bolas!).
Frustração/impaciência: “Arre!”, “Puxa!”, “Ave!”. Imposição de silêncio: “Xiu!”, “Psiu!”, “Silêncio!”.
19 curiosidades que você vai gostar
Apesar de não possuírem uma classificação rigorosa, posto que a mesma interjeição pode expressar sentimentos ou sensações distintas, as interjeições ou locuções interjetivas são classificadas em: Advertência: Cuidado!, Olhe!, Atenção!, Fogo!, Olha lá!, Alto lá!, Calma!, Devagar!, Sentido!, Alerta!, Vê bem!, Volta aqui!
Interjeições são palavras utilizadas para exclamar sentimentos de maneira menos elaborada. Elas são invariáveis, ou seja, não se flexionam. Quando elas são formadas por mais de uma palavra são chamadas de locuções interjetivas. ... Leia o artigo e faça os exercícios sobre interjeição.
Impaciência ou Contrariedade: Hum!, Hem!, Irra!, Raios!, Diabo!, Puxa!, Pô!, Ora!
Interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito; ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas. Ah! Pode exprimir prazer, deslumbramento, decepção; Psiu!
Advérbio é uma palavra invariável que acompanha o verbo, modificando seu sentido. Exemplos: Cheguei cedo (advérbio de tempo). Ele escreveu depressa (advérbio de modo). Eu estou aqui (advérbio de lugar).
A onomatopeia é o processo de formação de palavras ou fonemas com o objetivo de tentar imitar o barulho de um som, quando são pronunciadas. ... Na língua inglesa, por exemplo, onomatopeias como "ai" (dor), "atchim" (espirro) e "bi-bi" (buzina), são representadas por "ouch", "atchoo" e "beep-beep", respectivamente.
As interjeições classificam-se conforme os sentimentos ou emoções que comunicam. Advertência: Cuidado!, Olhe!, Atenção!, Fogo!, Olha lá!, Calma!, Devagar!, Sentido!, Alerta!, Vê bem!, etc. Agradecimento: Obrigado!, Grato!, Valeu!, etc. Alegria: Ah!, Eh!, Oh!, Oba!, Viva!, Eta!, etc.
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e divididos em: advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.
Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Exemplos: Casa de Luís (relação de posse); Chegou com ela(relação de companhia).
Quando designa espanto ou admiração, pode ser substituída pelas interjeições: ah, céus, cruz, nossa, puxa, uai, vixe. ... Quando designa alegria, pode ser substituída pelas interjeições: eh, oba, viva.
Ah é uma interjeição que pode exprimir uma vasta gama de significados, como alegria, admiração, espanto, ironia, desejo, entre outras. Na frase "ah, que susto" o ah é uma marca sonora do espanto causado. Ao dizer "ah, mas eu queria tanto", a interjeição reforça o desejo.
Nojo/aversão: credo!, eca!, urgh!, credo!, xi!, chega!, basta! Pedido de silêncio: psiu!, quieto! Satisfação: oba!, beleza!, que bom! Surpresa: ué…, nossa!, oh!
Classificam-se por interjeição aquelas palavras ou pequenas frases cujo objetivo é expressar reação emocional daquele que fala. ... São exemplos de interjeições: a interjeição de alegria, a interjeição de advertência, a interjeição de alívio, a interjeição de dor e a interjeição de espanto.
A interjeição é uma palavra invariável que expressa na modalidade escrita as reações emocionais dos falantes. A interjeição faz parte da classe de palavras invariáveis da língua portuguesa e tem como principal objetivo traduzir para o papel a emoção presente na fala. ... 2) Palavras utilizadas na língua: Olá! Oba!
Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula. Vocativo é um termo isolado dentro da oração, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado.
Ai, que lindo!
A palavra "Ah!" esta dentro da classe das interjeições. As interjeições são palavras que expressam alguma emoção, sentimento, ordem,etc. A interjeição "ah!" também pode expressar outros sentimentos, como por exemplo decepção: Ah!
Quantas sessões de laser para tirar a tatuagem?
Como tratar irritabilidade de forma natural?
Quantos correspondentes bancários existem no Brasil?
O que significa reggae em português?
Qual o principal produto dos Estados Unidos?
Qual a diferença entre palestras e oficinas?
Quantos kilos rende 5kg de arroz?
Quem pode entrar com reclamação constitucional?
O que foi a Batalha de Stalingrado?
Quais são as cores das faixas de judô?
Como fazer o cadastro no sisagua?
O que levar para a maternidade bebe?
O que é a sustentabilidade ambiental?
Quanto de leite bebe um recem nascido?