Nos minerais com brilho não metálico pode-se descrever o brilho como: vítreo (Brilho do vidro), resinoso (Aparência da resina),nacarado (Aparência iridescente de uma pérola), gorduroso (Aparência de estar recoberto com uma camada delgada de óleo), sedoso (Aparência do brilho da seda, resultado de um agregado de fibras ...
O brilho pode ser metálico ou não metálico. Os minerais que possuem brilho metálico têm a aparência brilhante do metal e são opacos à luz (por exemplo, pirite, galena). Os restantes minerais têm brilho não metálico e são translúcidos ou transparentes (ex. quartzo, feldspato, turmalina, mica).
Minerais metálicos: que contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: Ferro, alumínio e cobre. Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal.
O brilho dos minerais pode ser de dois tipos: metálico e não metálico. Não há uma separação clara entre estes dois grupos. Alguns minerais que estão entre os dois tipos designam-se, por vezes, com o nome de submetálicos. Um mineral que tenha o aspeto brilhante de um metal tem brilho metálico.
vítreo, brilho típico do vidro e de minerais com índice de refracção entre 1,3 e 1,9. Cerca de 70% dos minerais apresentam este tipo de brilho, incluindo quase todos os silicatos, carbonatos, fosfatos, sulfatos, halóides, óxidos e hidróxidos de catiões leves, como o alumínio e magnésio.
28 curiosidades que você vai gostar
Nos minerais alocromáticos de brilho vulgar a risca é branca ou quase branca. Nos minerais alocromáticos de brilho metálico, e que não sejam metais nativos, a risca é escura ou mesmo preta. O brilho ou lustre é o modo como o mineral reflete a luz difusa, quando esta incide sobre uma superfície de fratura recente.
O brilho do quartzo é variável, do vítreo ao fosco, e o mesmo ocorre com sua cor, que oscila por diversas tonalidades: incolor, rosada, amarela, marrom e cinza, de acordo com a variedade.
Eles são divididos em 12 classes, as quais dependem do ânion ou grupo aniônico dominante, sendo elas: elementos nativos, sulfetos, sulfossais, óxidos, hidróxidos, haletos, carbonatos, nitratos, boratos, fosfatos, tungstatos e silicatos.
Cor: refere-se a cor externa do mineral, com os comprimentos de ondas absorvidos pela sua composição química. Transparência: corresponde à quantidade de luz que os minerais absorvem ou não. Assim, são divididos em translúcidos e opacos.
Como encerrar conta no Sicoob?
O que usar nas unhas depois de tirar o gel?
Quem tem tireoide sente tontura?
Qual atalho é utilizado para imprimir no Excel?
Pode andar com a carta vencida na pandemia?
Como soltar a cinta de catraca?
Como funciona a venda de férias?
Como saber se tenho auto estima boa?
Quais são os benefícios concedidos pelo INSS?
Quando é que a pessoa amadurece?
Quais são os carros que entram no Uber Comfort?
Como saber se meu prédio tem AVCB?
Como saber se tenho plano de saúde?
O que significa ter Mercúrio retrógrado no mapa astral?
Quais as características que refletem uma baixa autoestima?
Qual é o prazo para homologação de concurso público?
Quem tem direito ao kit Merenda escolar?