A homeostase do pH depende de tampões dos pulmões e dos rins. Podemos dizer que a defesa contra as alterações na concentração de H+ é realizado pelos sistemas tampões acido-básicos, remoção de dióxido de carbono dos líquidos corporais, regulação de outros íons (cálcio, magnésio e fosfato) e excreção de urina.
Regulação do pH renal
Os rins controlam o pH ajustando a quantidade de HCO 3 − que é excretada ou reabsorvida. A reabsorção de HCO 3 − é equivalente a excretar H + livre. As alterações na manipulação ácido-base renal ocorrem horas a dias após as alterações do estado ácido-base.
A regulação precisa de H+ é essencial, pois as atividades de quase todos os sistemas de enzimas no corpo são influenciadas pela concentração de H+. Portanto, mudanças na concentração de hidrogênio alteram praticamente todas as funções celulares e corporais.
O sangue humano possui tampões capazes de manter o pH muito próximo de 7,4. Os principais tampões sanguíneos são: 1-) Fosfato 2-) Proteínas plasmáticas 3-) Bicarbonato * * * Fosfato Esquema do livro A concentração desta tampão no plasma sanguíneo é muito pequena, tornando sua eficiência muito reduzida.
Os sistemas tampão extracelulares são a primeira linha de defesa e incluem o HCO3- (sistema bicarbonato – ácido carbónico) e as proteínas séricas (ex.: albumina); os intracelulares (de resposta mais lenta) incluem o osso (fosfatos orgânicos) e as proteínas intracelulares (ex.: Hemoglobina).
29 curiosidades que você vai gostar
A regulação do equilíbrio ácido- base no organismo, depende da atuação dos sistemas tampão existentes no sangue (líquido intravascular), nos tecidos (líqui- do intersticial) e no interior das células (lí- quido intracelular).
As informações da variação de [CO2] são percebidas nos quimiorreceptores localizados no bulbo, enquanto as variações de pH e O2 através de quimiorreceptores localizados nas carótidas e na aorta. Isto é na grande artéria que sai do coração e nas artérias que sobem através do pescoço levando sangue para o cérebro.
Os principais tampões são o fosfato, as proteínas e o bicarbonato. O Fosfato constitui um tampão apropriado para valores de pH entre 5,8 e 7,8 porém a concentração deste tampão no plasma é muito pequena, tornando sua eficiência muito reduzida.
O tampão composto por ácido carbônico/bicarbonato ajuda a controlar o pH sanguíneo.
Como foi o naufragio do titanic?
Qual o correto segue ou seguem?
Quanto ganha um cabeleireiro em portugal?
Como iniciar a conclusão de um trabalho?
Para que serve o protetor solar?
Quantas camadas tem a hipoderme?
O que foi o czarismo e com que regime era parecido?
Quem é o time mais vitorioso do Brasil?
É possível clarear dentes de porcelana?
O que são contos maravilhosos?
Como converter curvas em texto no illustrator?