Sintomas de candidíase na mama
A candidíase mamária se caracteriza por uma infecção nos seios que pode atingir somente o mamilo, o mamilo e a aréola ou até mesmo os ductos lactíferos. A infecção é causada geralmente por fungos e pode causar feridas de difícil cicatrização. O fungo causador da doença tem o nome de Candida albicans.
A candidíase mamária acontece especialmente durante a amamentação, mas também pode acontecer quando a mulher possui glicose alta e alterações na tireoide e os fungos presentes naturalmente na pele se multiplicam de forma desordenada causando a infecção.
Para evitar que a candidíase na mama aconteça novamente além de observar se o bebê apresenta sinais de sapinho na boca, que aumentam o risco de transmissão do fungo, a mulher deve manter sempre a mama seca, porque a umidade deste local facilita a proliferação dos fungos, dando origem a uma nova infecção.
Os sinais de candidíase oral no bebê são a presença de placas brancas na língua, céu da boca e no interior de suas bochechas. Por vezes pode parecer que o bebê acabou de tomar iogurte e que não conseguiu engolir tudo adequadamente, e que ficaram restos dentro da boca.
O tratamento é feito com o uso de medicamentos antifúngicos em forma de pomada ou comprimido, indicados pelo médico. A mulher não precisa deixar de amamentar durante o tratamento mas é importante tratar o bebê, se ele apresentar sintomas de candidíase na boca, para que não haja uma nova contaminação durante as mamadas.