9 possíveis sintomas de diabetes gestacionalGanho excessivo de peso na grávida ou no bebê;Aumento exagerado do apetite;Cansaço excessivo;Vontade de urinar frequente;Visão turva;Muita sede;Boca seca;Náuseas;
Caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez, o diabetes gestacional pode trazer complicações à saúde da mulher e do bebê. Entre seus desdobramentos, estão prejuízos aos rins e hipertensão.
1. Dieta / Controle alimentarcomer regularmente – geralmente três refeições por dia. ... comer alimentos ricos em amido e de baixo índice glicêmico (IG) que liberam açúcar lentamente – como massas integrais, arroz integral, pão de celeiro, cereais integrais, leguminosas, feijões, lentilhas, muesli e mingau;
Glicemias mais altas (110 mg/dl ou mais) requerem confirmação imediata, o que é feito mais facilmente com a repetição da glicemia de jejum. Um segundo valor a partir de 110 mg/dl, assegurado o jejum de 8 horas, define o diagnóstico de diabetes gestacional (ver seção "Diagnóstico", abaixo).
Os níveis de glicemia sugeridos para o período da gestação são: ≤ 95 mg/dL antes das refeições e em jejum, ≤ 140 uma hora após o início das refeições. ≤ 120 mg/dL duas horas após a refeição.
39 curiosidades que você vai gostar
Valores de referência de glicemia
Glicemia de jejum normal: inferior a 99 mg/dL; Glicemia de jejum alterada: entre 100 mg/dL e 125 mg/dL; Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL; Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.
A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.
A boa alimentação e a prática de exercícios físicos são os pilares para diminuir as chances de ter diabetes gestacional ou reverter o quadro caso o problema tenha se instalado.
Isso pode trazer riscos para a saúde do bebê, pois quando ele é exposto a grandes quantidades de glicose ainda no útero da mãe, há maior risco de desenvolver obesidade e diabetes no futuro. Além disso, ele pode sofrer crescimento excessivo (macrossomia fetal), dificuldades no parto e hipoglicemia neonatal.
A recomendação atual da OMS é oferecer a cesariana para mulheres com diabetes gestacional quando o peso do bebê estiver acima de 4,5 quilos. “Essa indicação não é absoluta já que o ultrassom no final da gravidez erra entre 10% a 20% e a mulher tem ainda opção do parto assisitido (com fórceps)”, explica Quesia Vilamil.
Grande parte dos casos de diabetes gestacional ocorre no terceiro trimestre de gestação, por estar principalmente relacionado com a resistência à insulina desenvolvida pelo aumento da concentração de hormônios relacionados à gravidez.
No caso da diabetes infantil do tipo 2, a principal causa é a alimentação desequilibrada e rica em doces, massas, frituras e refrigerantes, além da falta de atividades físicas.
Normalmente, sim. A recomendação é que a paciente que teve diabetes gestacional faça novos exames para checar se os níveis de açúcar voltaram ao normal no segundo depois do parto. Como a doença aumenta a propensão a desenvolver o diabetes futuramente, esses testes devem ser realizados todos os anos a partir de agora.
É considerado pré-diabetes quando a glicemia em jejum está entre 100 e 125 mg/dl e diabetes quando o valor é superior a 125 mg/dl, enquanto que o valor considerado normal da glicose em jejum é até 99 mg/dl.
No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL. A partir de 100mg/dL em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia.
O valor normal de glicemia em jejum é abaixo de 99 mg/dl. 105 mg/dl entra na faixa chamada de “pré-diabetes” . Você deve procurar um médico para uma avaliação e solicitação de outros exames para melhor esclarecimento.
- Como medir o Índice Glicêmico? "O IG é calculado a partir da glicemia encontrada no sangue em até 2h após a ingestão de uma quantidade fixa de carboidratos disponíveis (amido e açúcares). Existe um aparelho de glicemia, usado por diabéticos no dia a dia, que identifica esses números.
Desta forma, alimentos com índice glicêmico menor ou igual a 60 são classificados como “baixos”. Já os alimentos com índice glicêmicos entre 70 e 99 são “moderados” e os acima de 100 são considerados “altos”. “Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos, têm mais fibras e também garantem energia.
Outra consequência de uma alimentação de alto índice glicêmico é o efeito da liberação de insulina por causa do “açúcar alto”, seguido de letargia e fome causadas pelo “açúcar baixo”, ainda que o indivíduo esteja bem alimentado.
A diabetes gestacional pode surgir em gestantes com mais de 25 anos, obesas ou quando a gestante tem uma intolerância aos açúcares.
Não necessariamente o diabetes gestacional impede o parto normal, mas quando o bem-estar de mãe e filho está ameaçado, os médicos podem optar pela cesariana para impedir complicações.
O diabetes gestacional é uma condição caracterizada por hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue) que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez. A condição ocorre em aproximadamente 4% de todas as gestações. Geralmente, o diabetes gestacional se cura logo após o parto.
Quando a glicemia (açúcar no sangue) se mantém elevada durante muito tempo, pode aumentar o risco de complicações crónicas associadas com a diabetes. Estas complicações incluem: Doença cardíaca e enfarte. Lesões renais.
Já se nasce com ela? O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune. A pessoa não nasce com ela, mas pode desenvolver durante a infância ou até na idade adulta, resultado de uma agressão auto-imune do pâncreas, que passa a não produzir mais insulina.
Quando o homem possui diabetes e o casal não consegue a gravidez, pode estar acontecendo que os espermatozoides aparentemente normais estão com sua capacidade de fecundação diminuída ou ainda, acorrendo a fecundação, falhas na implantação do embrião no útero materno ou abortamento espontâneo devido às alterações ...
Quando termina com Y acrescenta?
Quem foi a mulher mais poderosa da história?
O que é bom para cachear os cabelos naturalmente?
Qual o nome da obra que iniciou o Romantismo no Brasil?
Como deve ser a relação professor-aluno no contexto da aprendizagem?
Quando o nódulo da tireoide é considerado grande?
Qual o nome da tinta para pintar porta?
Qual a frota de aviões da Força Aérea Brasileira?
Qual a diferença entre gratificação comissão e premiação?
Como é feito o teste de Finkelstein?
Quais os meios de transporte utilizados na agricultura?
Qual a marca de joia mais cara do mundo?
Como a psicanálise explica o desenvolvimento humano?
Quais são os tipos de pesquisa TCC?
Como estender a tela no Windows?