Falta de vitamina B6: sintomas e principais causasAnemia;Cansaço e sonolência;Distúrbios no sistema nervoso, como confusão mental e depressão;Dermatite e rachaduras nos cantos da boca;Inchaço na língua;Falta de apetite;Enjoo;Tonturas e vertigens;
Sinais e sintomas
A deficiência de vitamina B6 causa neuropatia periférica e uma síndrome semelhante à pelagra, com dermatite seborreica, glossite e queilose; em adultos, pode causar depressão, confusão, anormalidades no eletroencefalograma e convulsões.
A vitamina B6 atua como coenzima em diversas reações metabólicas do organismo, participando da produção de energia por atuar no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e proteínas. Além disso, também participa da produção de neurotransmissores, substâncias que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.
A suplementação de vitamina B6 podem ocasionar alguns efeitos colaterais, como por exemplo, aumento do ácido fólico, sensação de frio ou de calor, sonolência, neuropatia periférica, insônia, dor de cabeça, náuseas e neuropatia periférica quando utilizada em excesso.
Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.
20 curiosidades que você vai gostar
A discussão sobre os níveis de B12
No entanto, é bem estabelecido na literatura científica que as pessoas com níveis de B12 entre 200 pg/ml e 350 pg/mL – níveis considerados “normais” – têm claros sintomas de deficiência de B12.
As principais causas da deficiência dessa vitamina são a doença de Crohn, a realização de dietas vegetarianas sem a devida orientação ou a falta de fator intrínseco, uma substância que permite a absorção dessa vitamina.
Doses altas podem ativar a úlcera péptica (no estômago ou duodeno), produzir lesão hepática (no fígado) e hiperuricemia (alta concentração de ácido úrico no sangue) ou prejudicar a tolerância à glicose.
Para incluir alimentos ricos em vitamina B6 na dieta, é muito importante montar um cardápio variado, colorido e o mais natural possível. Miúdos como fígado de boi, peixes e frutos do mar (salmão e camarão) e oleaginosas são fontes fundamentais desse nutriente.
Quanto tempo o Imecap Hair faz efeito?
Quais as raças de cachorro mais dócil?
Quanto custa 1 hora de gás encanado?
O que os filósofos pensam sobre a vida?
Quem já é concursado pode fazer outro concurso?
Qual a diferença entre uma pessoa egoísta e uma pessoa egocêntrica?
O que significa CH na enfermagem?
Qual melhor iPhone para jogar?
Quais são os 4 tipos de aviso prévio?
Quais receitas devem ser informadas no Efd-contribuições?
Para que serve o diagrama de Pauling?
São objetivos da Rede Cegonha exceto?