Sintomas e evolução da doença Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
Dengue Clássica: nesse caso, a primeira manifestação é febre alta (39° a 40°C) e de início abrupto, normalmente seguida de dor de cabeça ou nos olhos, cansaço ou dores musculares e ósseas, falta de apetite, náuseas, tonteiras, vômitos e erupções na pele (semelhantes à rubéola).
Os sintomas comuns às duas são: náusea ou vômitos, dor de cabeça, febre, manchas vermelhas na pele, fraqueza, dores no corpo, entre outros. No estágio severo da doença, deve-se estar atento a sinais como: dor ou rigidez abdominal. vômitos persistentes.
Em relação à doença, não há diferença entre os tipos de dengue. Os sintomas são os mesmos, como febre alta, dores pelo corpo e no fundo dos olhos e sangramento em alguns casos.
Dengue Hemorrágica: a forma mais grave da doença, pois pode levar ao óbito Nesse caso, o tratamento é realizado em um hospital e deve ser acompanhado de perto pelo médico.
42 curiosidades que você vai gostar
Existem quatro tipos do vírus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. “Causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele.
Dengue hemorrágica e a morte
O sangue espesso pode coagular dentro dos vasos, causando trombos. A circulação lenta também prejudica a oxigenação e o funcionamento dos órgãos. Caso não haja tratamento adequado o sangue irá parar de circular, os órgãos não funcionarão e consequentemente ocorrerá a morte do paciente.
A classificação tradicional da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 1997 divide a dengue em: dengue clássica (DC), febre hemorrágica da dengue (FHD) e choque hemorrágico da dengue (CHD).
Durante a evolução da doença, destacam-se três fases: febril, crítica e de recuperação.
A dengue pode ser contraída mais de uma vez? Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele sorotipo do vírus, mas não para os outros. Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes.
Erupções cutâneas ou vermelhidão no corpo
A vermelhidão na pele é um sintoma muito comum da dengue. Além dele, outra manifestação é a erupção cutânea causada pela dilatação dos vasos sanguíneos, conhecida como exantema.
Com duração média entre 7 e 10 dias, a dengue pode apresentar três fases até a recuperação total do paciente.
A dengue tem uma primeira fase, que dura de dois a três dias, em que o doente melhora. Aí vem uma segunda fase em que o paciente pode piorar, com ocorrência de sangramento na gengiva e no nariz. Esse quadro NÃO significa necessariamente que se trata de um quadro de dengue hemorrágica.
Há quatro tipos de vírus da dengue: Den-1, Den-2, Den-3 e a Den-4. Eles pertencem à família Flaviridae e são vírus que só contêm RNA. Eles são da mesma família do vírus que causa a febre amarela, e tanto a dengue quanto a febre amarela são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.
GRUPO B: Síndrome febril hemorrágica aguda (quadro febril agudo acompanhado de manifestações hemorrágicas induzidas ou espontâneas);
A dengue pode variar desde uma doença assintomática (ou seja, sem manifestação de sintomas), até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte.
Esses sintomas aparecem entre três a sete dias após a picada do mosquito.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória. Quando acaba a febre começam a surgir os sinais de alerta: Dores abdominais fortes e contínuas.
A dengue é uma.doença febril aguda, de etiologia.viral e de evolução benigna na.forma clássica, e grave quando se.apresenta na forma hemorrágica.A dengue é, hoje, a mais importante.arbovirose (doença transmitida.por artrópodes) que afeta o homem.
A classificação, no DSM, está baseada em sinais e sintomas relatados na clínica; num sis- tema funcional, ela deveria estar orientada por tipos de rela- ções controladoras características de cada quadro.
As pessoas doentes devem fazer repouso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido para evitar a desidratação provocada pela febre, responsável por muitos sintomas desagradáveis.
Dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural e/ou lipotímia; hepatomegalia dolorosa; hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena); sonolência e/ou irritabilidade; diminuição da diurese; diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia; aumento repentino do hematócrito; queda ...
Vamos suspeitar de dengue em casos de pessoa com febre (a partir de 38 graus) e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores pelo corpo (geralmente dores fortes), dor nas juntas, dor abdominal, fraqueza , vermelhidão no corpo, náuseas/vômitos e ...
Os alimentos mais indicados para quem está com dengue são especialmente alimentos ricos em proteína e ferro, que são nutrientes importantes para evitar anemia e aumentar a formação de plaquetas, já que estas células se encontram diminuídas em pessoas com dengue, sendo importantes para prevenir a ocorrência de ...
Tomar um banho de água fria; Aplicar compressas geladas na região afetada; Aplicar compressas molhadas em chá de alfazema; Passar pomadas para coceira na pele, como Polaramine, por exemplo.