O cianose é caracterizado pela descoloração azulada da pele e das mucosas. O cianose é geralmente um sinal de uma condição subjacente um pouco do que sendo uma doença em si mesmo. Os sintomas os mais comuns da circunstância são descoloração azulada dos bordos, dedos, e dedos do pé.
A cianose periférica é aquela em que apenas a pele apresenta uma coloração azulada, permanecendo rosadas a língua e a mucosa oral. A causa mais frequente de cianose periférica é a exposição ao frio, que provoca uma constrição da circulação nos tecidos periféricos do nosso corpo (mãos e pés).
A cianose é uma condição médica que afeta o paciente que passa por problemas relacionados à má oxigenação do sangue, que pode ser causada, por exemplo, por uma insuficiência respiratória, problemas circulatórios ou uma doença pulmonar, por exemplo.
Há três tipos de cianose. Cianose central: resultado de hipoxemia arterial; cianose periférica: associada à estase, a qual permite uma extração mais acentuada de oxigênio da hemoglobina contida no sangue periférico; cianose por alteração da hemoglobina (Tabela 1)3,4.
Dependendo da causa, a pele azulada e os outros sintomas, como dificuldade de respirar, se desenvolvem de forma súbita, isto é, de repente. Quando a cianose vier acompanhada de dor no local afetado, congestão pulmonar ou dor no peito, deve-se procurar um médico imediatamente, pois trata-se de um caso de urgência.
Há três tipos de cianose. Cianose central: resultado de hipoxemia arterial; cianose periférica: associada à estase, a qual permite uma extração mais acentuada de oxigênio da hemoglobina contida no sangue periférico; cianose por alteração da hemoglobina (Tabela 1)3,4.
Médica de Saúde Familiar Maio 2020 A cianose é uma condição caracterizada pela coloração azulada da pele, unhas ou boca, sendo normalmente um sintoma de doenças que podem interferir na oxigenação e circulação do sangue, como a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) ou a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Radiografia torácica, ecocardiograma, cateterismo cardíaco, testes de função pulmonar e, ocasionalmente, exames complementares podem ser necessários para determinar a causa da diminuição da concentração de oxigênio no sangue, provocando a cianose.
A cianose pode ser classificada de acordo com a velocidade, fluxo da circulação do sangue e quantidade de sangue oxigenado que chegam aos órgãos em: Periférica, que acontece quando a velocidade da circulação é diminuída, não havendo circulação suficiente de sangue oxigenado para todo o corpo;
Isto pode acontecer de repente nas caixas de êmbolos pulmonars, edema pulmonar ou separar o ataque da asma. Outros sintomas incluem a dor no peito. Se o cianose está causado devido à efusão pleural (coleção dos líquidos em torno dos pulmões), pneumonia ou o embolismo pulmonar lá pode ser dor no peito.
O que fazer para melhorar a comunicação dentro de uma empresa?
Quais são os efeitos que tem o recurso de apelação?
Como tirar a cor vermelha da prata?
Quais os tipos de suturas do crânio?
Qual o melhor remédio para tirar dor do ácido úrico?
O que colocar na comunicação do currículo para primeiro emprego?
Qual a classificação do verbo ensinar?
Quais empregos estão em alta 2022?
O que é substantivo derivado de pedra?
Como faço para apagar todos os dados do meu celular?
O que aconteceu em 1895 de importante?
Como obter conhecimento espiritual?
Qual a melhor cor para disfarçar o cabelo branco?
O que tira tinta de caneta de armário de aço?
Como gerar boleto IPVA Bahia 2022?
O que faz o pajem no casamento?
Como é a estrutura de um artigo?