Quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais, limitar movimentos importantes no esporte, lazer e nas tarefas do cotidiano, implicando em maiores riscos de lesões musculares e articulares, além de comumente estar relacionada com dores lombares ou compressão do nervo ciático.
Quando não realizamos alongamentos regularmente, podemos dizer, a grosso modo, que nossas estruturas corporais apresentam uma certa rigidez. E, ao contrário, quando a flexibilidade é estimulada de forma regular e consciente, estas estruturas vão adquirindo um novo estado de comprimento, mais importante e menos breve.
A pessoa que malha e não se alonga fica muito rígida e contraída. Esse efeito, conhecido como “muscle-bound” — ou “músculo preso”, em uma tradução livre — ocorre porque os treinos com pesos deixam os músculos tensionados, além de os encurtarem.
O alongamento, explica o estudo, pode “afrouxar” a resistência de músculos e tendões, o que aumenta o risco de lesões. Ao contrário do que se pode imaginar, o alongamento reduz a elasticidade dos tendões, condição importante para lidar com a carga de energia desprendida durante um exercício.
Reichmann destaca que exercícios feitos de forma errada podem causar problemas nas pernas: se os músculos ísquiotibiais (posterior das coxas e pernas) forem só fortalecidos e não alongados, os joelhos poderão sofrer sobrecarga na parte anterior porque necessitam vencer a resistência dos músculos posteriores fortes e ...
23 curiosidades que você vai gostar
Portanto, alongar não deve doer, a dor gera o que chamamos de reflexo do estiramento, isto significa que ao soltar o músculo ele deve se contrair como proteção pelo estiramento, que foi gerado durante o alongamento doloroso. O alongamento deve ser um processo lento, indolor e gradativo.
Suas vantagens são:Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;Restringe os riscos de disfunções da coluna;Melhora a postura;Diminui a tensão muscular;Ameniza cólicas menstruais em atletas;
Eles são terminações nervosas para a detecção de estresse mecânico, estímulos químicos e térmicos (os quais detectados acima de determinados níveis podem causar lesões).
A ciência comprova o papel do alongamento dinâmico para desenvolvimento da flexibilidade. Mas cuidado: como dissemos, os estudos já comprovaram que alongar imediatamente antes do treino reduz a produção de força e pode, na hora da musculação, agravar o estresse do músculo, então esteja ciente disso.
Como descobrir o sub tom da minha pele?
Como a comunidade surda gosta de ser chamada?
Qual a temperatura normal do Canadá?
Quais são os três principais componentes da logística?
Qual o significado da coroa do Natal?
Como conectar o celular na caixa de som via Bluetooth?
Qual o exame para saber se tem alergia à lactose?
Quem tem tireoide tem problemas para engravidar?
O que queima mais calorias caminhar ou correr?
Quanto rende 1 milhão na poupança Caixa 2022?
Como eliminar mofo de bolsa de couro?
Quais os componentes de um plano?
Qual é a finalidade da instituição?
Como atualizar o Samsung Galaxy?