- Atleta-guia Para que parte desses resultados se concretizasse, os atletas com maior comprometimento visual contaram com o apoio de um atleta-guia. Esse profissional é uma pessoa sem deficiência que corre ao lado do competidor. O atleta e o guia se conectam por meio de um acessório, que lembra uma corda.
Um atleta que compete em mais de um esporte recebe uma classificação diferenciada para cada modalidade. A equipe de classificação pode ser composta por três profissionais da área de saúde: médico, fisioterapeuta e um professor de educação física.
Os atletas recebem uma classificação funcional que varia de 1 a 4,5 pontos, de acordo com o comprometimento motor: quanto menor o comprometimento do atleta, maior a pontuação. Durante o jogo, a soma total dos cinco jogadores não pode ultrapassar os 14 pontos.
A classificação existe para definir a elegibilidade do atleta, ou seja, se ele está elegível para competir e também para agrupar os atletas elegíveis de acordo com a sua deficiência e grau de comprometimento.
Goalball (ou Golbol)
Essa é uma modalidade criada exclusivamente para deficientes visuais. Foi integrada nos Jogos Paraolímpicos, em 1976, e consiste em percepções auditivas, táteis e orientação do espaço físico do atleta. Uma bola é lançada para rolar no chão da quadra e os jogadores devem tentar fazer o gol.
18 curiosidades que você vai gostar
Atletismo. De acordo com a Federação, só existem três provas que os atletas com deficiência visual não podem competir: as de obstáculos, as corridas com barreiras e o salto em altura. Podem competir nas outras provas de atletismo adaptando-se às modificações previstas no regulamento.
Paraquedismo – deficientes visuais podem experimentar saltos duplos, ou seja, acompanhados de um instrutor; Surfe – pranchas adaptadas costumam ser longboards com extremidades macias e quilhas emborrachadas para evitar contusões e possuem guizos nas pontas e pontos com relevo para garantir a orientação sonora e tátil.
Para que possa competir nesses esportes, o atleta deve apenas atender ao limite mínimo de elegibilidade. Em modalidades coletivas, os atletas são classificados por pontos, sendo que, quanto menor for a pontuação, maior o grau de limitação do atleta.
· B1 – cego total: nenhuma percepção luminosa em ambos os olhos ou percepção de luz, mas com incapacidade de reconhecer formatos a qualquer distância ou em qualquer direção. · B2 – atletas com percepção de vultos. · B3 – atletas que conseguem definir imagens.
Os atletas competem em quatro classes, todas em cadeiras de rodas:BC1 - Atletas com limitações de coordenação nas pernas, braços e tronco. ... BC2 - Atletas com limitações mais leves de coordenação no tronco e nos braços. ... BC3 - Atletas com severas limitações de coordenação nos braços, nas pernas e no tronco.
Os atletas devem ter deficiência física nos membros inferiores ou superiores. Eles são divididos em duas classes de acordo com o equilíbrio, a mobilidade dos membros, a força muscular e o grau de funcionalidade do tronco.
A classificação para a modalidade é feita unicamente através do peso. Portanto, atletas com diferentes deficiências competem juntos pela mesma medalha. São elegíveis atletas com deficiências que afetem o movimento das pernas e quadris, assim como anões. Quanto menor o número, maior o comprometimento físico do atleta.
“A classificação está em andamento e esperamos que todos os atletas sejam classificados antes das datas das competições”. “O processo de classificação é feito pelo livro de regras, apesar da pandemia. Você é colocado em uma classe e então observado na competição para garantir que está na classe correta”, concluiu.
Como mencionado, os Jogos Paralímpicos são organizados para atletas com algum tipo de deficiência física ou mental. As modalidades das Paralimpíadas incluem atletas com deficiências motoras, amputados, cegos e pessoas que sofreram paralisia cerebral.
As diferentes classificações garantem que as competições sejam equilibradas. São reconhecidas cinco categorias de deficiência para a participação em competições oficiais: paralisia cerebral, deficiência visual, pessoas em cadeira de rodas, amputados e les autres (pessoas com alguma deficiência locomotora).
10 atletas Paralímpicos brasileiros que você precisa conhecerDaniel Dias. Daniel Dias, de 33 anos, é o maior nadador Paralímpico de todos os tempos. ... Gabriel Bandeira. ... Evelyn de Oliveira. ... Petrúcio Ferreira. ... Antônio Tenório. ... Débora Menezes. ... Yeltsin Jacques. ... Lúcia Araújo.
O judô é outra modalidade exclusiva para atletas com deficiência visual. No esporte há três categorias: B1, B2 e B3. O primeiro é para competidores totalmente cegos; na B2, os atletas tem percepção de vultos; e na B3 participam aqueles que conseguem definir imagens.
Não há separação dos paratletas com diferentes graus de deficiência visual nos confrontos, ou seja, B1 – cego total, B2 – atletas que percebem vultos e B3 – atletas que conseguem definir imagens, devem competir entre si.
Classes e Categorias
As classes são identificadas com a letra B (blind, cego em inglês): B1, B2 e B3. Quanto maior o comprometimento visual, menor o número da classe. Assim, a classe B1 contempla os atletas cegos e as classes B2 e B3, os praticantes com baixa visão.
Os tipos de esportes podem ser classificados como:Esportes de invasão.Esportes de rede.Esportes de campo e taco.Esportes de parede.Esportes de combate.Esportes de marca.Esportes de precisão.Esportes técnico-combinatório.
Com base no primeiro critério os esportes podem ser classificados como individuais, segundo seu próprio nome indica, quando o sujeito participa sozinho durante a ação esportiva total (duração da prova, do jogo), sem a participação colaborativa de um colega, e em esportes coletivos, quando as modalidades exigem, pela ...
Os esportes podem ser classificados levando-se em consideração diversos critérios, como a quantidade de competidores, a relação com os companheiros de equipe, a interação com o adversário, o ambiente, o desempenho comparado e os objetivos táticos da ação.
- Objetos sonoros Inserir guizos ou grãos dentro de bambolês ou bolas os deixa perceptíveis aos deficientes visuais. - Lápis com engrossador Encaixar uma bola de borracha na parte de trás do lápis, ou envolvê-lo com espuma, aumenta a sua circunferência e facilita o uso para quem tem dificuldade motora.
Aconselha-se utilizar materiais macios para indivíduos com dificuldades de percepção. Também, é indicado a utilização de materiais alternativos e adaptados, como por exemplo, calhas para alunos com Paralisia Cerebral ou cadeira de rodas para indivíduos com graves problemas de equilíbrio.
Note-se que pessoas com essa deficiência podem participar de muitas modalidades, haja vista que suas características físicas não são incompatíveis com a maior parte dos esportes. Além desses, outras modalidades adaptadas são equitação, tênis de quadra, tiro, tiro com arco, vela e motor, entre outros.
O que acontece no processo de floculação da água?
Como calcular a corrente de um ar condicionado?
Que tipo de arroz pode dar para cachorro?
O que quer dizer ação trabalhista rito sumaríssimo?
Quais as características do movimento punk?
O que um super aluno nunca deve fazer?
Qual o valor do Onix 2016 1.4 completo?
Onde curtir o frio próximo a SP?
Como identificar um ângulo de 90?
Para que serve o controle de estabilidade da Fiat Toro?
Como são chamados os seres vivos que não produzem seu próprio alimento?
Qual o nível de salinidade do Mar Morto?
Qual o livro brasileiro mais vendido de todos os tempos?
Quando vai sair o resultado do concurso da Polícia Federal?
Qual é o nome de quem faz drinks?
Qual o signo é mais brincalhão?
Quem tem intolerância a lactose tem dificuldade de emagrecer?