Quando um hidrocarboneto queima em oxigênio, a reação gerará dióxido de carbono, monóxido de carbono, água, e vários outros compostos como óxidos de nitrogênio, dependendo da composição do combustível. Também há liberação de átomos de carbono, sob a forma de fuligem.
Alguns exemplos são as queimas de madeira, papel, gasolina, entre outros. Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.
Fogo. O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor. O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor.
Esses elementos são: o combustível, que fornece energia para a queima; o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.
A combustão completa de qualquer combustível orgânico (que possui átomos de carbono) leva a formação de gás carbônico ou também chamado de dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).
cera de parafina A cera de parafina é um hidrocarboneto pesado que vem do óleo cru. Quando você acende uma vela você derrete a cera dentro e próxima ao pavio. O pavio absorve a cera líquida e puxa-a para cima. O calor da chama vaporiza a cera, e é o vapor da cera que se queima.
Na queima de uma vela ocorre a reação química de combustão, na qual o combustível (pavio da vela) reage com o oxigênio do ar liberando energia térmica, vapor de água e gás carbônico (e, ainda, monóxido de carbono, se a combustão for incompleta).
Quais são os estágios de um incêndio?
Substâncias que começam a se queimar naturalmente ou que pegam fogo e tem facilidade de queimar, quando entram em contato com o ar, em condições normais de transporte . [Exemplos]: Pó de titano seco, zircônio seco, sulfido de sódio anidro.
No caso da queima em ar de compostos orgânicos ( metano, propano, gasolina, etanol, diesel, etc) são formados centenas de compostos, por exemplo CO 2, CO, H 2 O, H 2 ,CH 4, NO x, SO x, fuligem, etc, sendo que alguns desses compostos causam a chuva ácida, danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta e agravam o efeito estufa.
Quando elementos como carbono, nitrogênio, enxofre e ferro são queimados, o resultado será os óxidos mais comuns. Carbono irá gerar o dióxido de carbono.
Também há liberação de átomos de carbono, sob a forma de fuligem. A combustão incompleta é muito mais comum que a completa e produz um grande número de subprodutos. No caso de queima de combustível em automóveis, esses subprodutos podem ser muito prejudiciais à saúde, ao meio ambiente e ao próprio carro.
Como diagnosticar raiva em cães?
Qual a diferença entre retenção e compensação?
Quantos fios para ligar lâmpada?
Para que serve o exame de VHS e PCR?
O que diz a LDB sobre o recreio escolar?
Quanto custa uma Mercedes na Argentina?
É possível renovar a CNH pelo despachante?
Quantos animais vivem na Amazônia?
Como deve ser a limpeza de superfície segundo a Anvisa?
Como limpar alumínio com Zinabre?
Para que serve manequim moulage?
O que preciso saber para ser fiscal de obras?
O que é preciso para fazer Check-in no aeroporto?
O que são as razões recursais?