Problemas com o dente do siso No caso de impactação dentária, o dente do siso pode causar dor de cabeça ou enxaquecas, dores nos maxilares e, por vezes, provocar também dor de ouvido.
Se a cirurgia não for realizada em casos de necessidade, a presença do siso pode gerar problemas ósseos e desalinhar os dentes, além de fazer com que o paciente continue sentindo dores.
Isso pode lesionar os nervos da região e oferecer chances maiores de infecções, que podem causar complicações sérias e, em alguns casos, levar a óbito.
O maior problema enfrentado pelos dentes do siso, no entanto, é a falta de espaço para nascer. Nesses casos, o ideal é que seja extraído antes dos 30 anos. “Caso contrário, a raiz do dente vai se calcificando com o osso e a extração fica mais complicada, podendo até lesionar os nervos da região.
De forma geral, uma extração de dente bem feita não oferece nenhum tipo de risco sério.
18 curiosidades que você vai gostar
As consequências. Dependendo de como o siso esteja posicionado, problemas maiores podem surgir futuramente. "Surgimento de cáries, doenças gengivais, devido à dificuldade de higienização no local, reabsorção da raiz do dente vizinho e até o desenvolvimento de cistos e tumores", atenta.
Em média os dentes superiores não levam mais que 5 minutos. Já os inferiores podem levar de 5 a 20 minutos para remoção.
Embora a maioria só procure o dentista depois de sentir a dor provocada quando o siso rasga a gengiva, especialistas indicam que o melhor período para retirá-lo é entre os 15 e os 18 anos, antes de ele irromper.
Segundo a profissional, não existe nenhuma contraindicação direta para a remoção dos 4 dentes em um único procedimento cirúrgico. “Normalmente realizamos as cirurgias por etapas, fazendo dois elementos por vez”, diz ela, “mas é possível realizar a cirurgia dos 4 sisos no mesmo momento”.
Alguns sinais clínicos podem ajudar a indicar que algo está errado no nascimento desse dente e ele precisa ser extraído:constante inflamação na região anterior da gengiva;dificuldade para mastigar (no caso dos sisos que já provocaram inflamação);dores de cabeça frequentes;dores de ouvido;
- Todos precisam extrair os dentes do siso
Mito: Nem todos, pois alguns têm uma mandíbula grande que abriga os quatro dentes “extras” sem causar nenhum problema dentário, como alterações na mordida, dificuldade de escovação e outros.
Eventualmente durante uma extração de siso, pode ocorrer a fratura de uma raiz. Quando o resto de raiz é menor ou igual a 3mm e o dente não apresenta cárie ou infecção, o dentista pode optar por deixar o resto, especialmente quando a tentativa de remoção possa resultar em uma lesão de nervo.
Para o dentista, a vantagem de extrair os quatros dentes de uma vez é a facilidade e agilidade. “O paciente vem apenas uma vez na clínica para a extração e a recuperação é única, além da medicação, atestado e repouso também serem somente uma vez, já que não vai precisar fazer a extração novamente”, finaliza.
Não existe uma média. Em média, pode variar de 50 reais a 1.500 reais. Depende do profissional e do local. Mas dê prioridade para a capacidade do dentista que irá te atender e não pelo valor que irá cobrar.
“Já presenciei casos de pacientes meus que começaram a perceber a erupção do siso após os 40 anos, como já tive casos de indivíduos com 16 anos já com siso surgindo na boca.”, conta o dentista. Dependendo de cada caso, o nascimento do dente siso vai provocar sintomas diferentes nos indivíduos.
Há casos de pacientes que os dentes sisos começam a nascer por volta dos 30 anos, mas o procedimento para diagnóstico e retirada é o mesmo.
De forma geral, deve ser mais forte nos primeiros três dias, mas passível de controle com analgésico. Após isso, pode haver dor por até 7 a 15 dias.
Todo procedimento cirúrgico invasivo, como uma extração de siso, precisa de uma anestesia prévia. Grande parte dos cirurgiões costuma fazer isso com a seringa carpule (uma seringa de metal), que também pode ser usada no procedimento de canal.
“A cirurgia é realizada com anestesia local no consultório odontológico. O paciente é medicado com antibiótico e anti-inflamatório analgésico”, revela o especialista. Dependendo do quadro do dente siso incluso, pode ser necessário não só cortar a gengiva para o dente siso nascer, mas também o osso que cobre o dente.
Existe a possibilidade de mais um siso aparecer? De acordo com a profissional, existe sim a possibilidade de um quinto siso entrar em cena. Só que, dependendo da situação, esses molares se mantêm escondidos e, muitas vezes, o paciente não sabe que tem um dente a mais.
Na verdade, muitos dentistas recomendam que a avaliação e retirada dos sisos seja feita antes do nascimento dos dentes, período em que a raiz e a parte óssea são mais maleáveis.
“Como os sisos são dentes que nem sempre estão oclusos, a extração deles pode evitar a má oclusão, inflamação e cistos, dor e perda de função”, alerta a profissional.
O ideal é que os sisos sejam retirados antes dos 30 anos. Depois dessa idade a raiz do dente está calcificando com o osso, neste caso fica mais difícil retirá-lo.
Geralmente, terceiros molares possuem de duas a três raízes, mas esse número não é uma regra. McCormick conta que, nos anos 1970, removeu os dentes do siso de sua esposa e ficou impressionado com o que viu, pois eles apresentavam incríveis cinco raízes.
Em uma extração simples, o dentista luxa o dente com um instrumento chamado fórceps. Em seguida, ele usa um instrumento chamado forceps para remover o dente. Uma extração cirúrgica é um procedimento mais complexo. Ela é usada caso um dente esteja quebrado na linha da gengiva ou se ainda não nasceu.
Qual a diferença de gênero e espécie?
Como diagnosticar epididimite?
Como encontrar o domínio e a imagem de uma função?
Como identificar clima organizacional?
O que passar no cabelo antes de usar o difusor?
Como importar produtos de fora?
Como é a dor de câncer nos ossos?
Como identificar a dor da trombose?
Como importar tênis original Nike?
O que acontece se desinstalar o driver de vídeo?
Como reiniciar o roteador do PC?
Como comprar direto da Coreia do Sul?
Como conectar Netflix na TV Samsung pelo celular?
Qual a natureza jurídica de uma cooperativa?
O que fazer quando o computador trava do nada?
Como fazer o pacote Office funcionar?